MANEJO ALIMENTAR PREVENTIVO PARA SÍNDROME DE CÓLICA EQUINA

Autores

  • Rannyelle Pagel Galvão Zumack UNINASSAU
  • Kleberson Conrado de Araújo UNINASSAU

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.14521

Palavras-chave:

Compactação. Obstrução. Transito digestivo.

Resumo

A síndrome de cólica equina acomete grande parte dos animais dessa espécie, podendo ocorrer em qualquer equino, sem preferência de sexo, idade ou raça. A condição é caracterizada por dores abdominais agudas ou crônicas que alteram o comportamento do animal, podendo ser ocasionada por produção excessiva de gás no ceco, torção gástrica ou obstrução intestinal, a qual é a mais comum na rotina clinica veterinária. A grande parte dos motivos da cólica é ocasionada pela falta de manejo alimentar adequando com esses animais, sendo administrado o alimento em horário incorreto ou ofertando a quantidade de proteínas, fibras e minerais de forma inadequada, resultando nessa condição. Portanto é de grande relevância que os criadores de equinos tenham o conhecimento correto quanto a esse assunto. Com um entendimento sólido sobre as necessidades nutricionais dos equinos, os criadores podem prevenir problemas de saúde, minimizar os riscos de cólica e, assim, assegurar o bem-estar e o desempenho de seus animais. A educação contínua sobre práticas de manejo é essencial para promover uma criação responsável e sustentável.

Biografia do Autor

Rannyelle Pagel Galvão Zumack, UNINASSAU

Graduanda do curso de medicina veterinária,  Uninassau, Cacoal-RO. 

Kleberson Conrado de Araújo, UNINASSAU

Professor orientador do curso de medicina veterinária,  Uninassau, Cacoal-RO.Mestre em produção animal, Universidade Brasil - Descalvado-SP.

Downloads

Publicado

2024-10-18

Como Citar

Zumack, R. P. G., & Araújo, K. C. de. (2024). MANEJO ALIMENTAR PREVENTIVO PARA SÍNDROME DE CÓLICA EQUINA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 2996–3003. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.14521