A MÚSICA COMO FERRAMENTA DE HUMANIZAÇÃO PARA O SERVIÇO PÚBLICO: LEVANTAMENTO DE CASO NA SECRETARIA DA SAÚDE DE APUIARÉS/CE

Autores

  • Francisco Eugênio Soares Galvão Faculdade Terra Nordeste – FATENE,
  • João Luis Josino Soares Faculdade Terra Nordeste
  • Jordana Farias da Silva Conselho Regional de Enfermagem do Ceará -COREN
  • Sara Letícia Eufrazio Teixeira Centro Universitário Christus
  • Douglas Willyam Rodrigues Gomes Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14311

Palavras-chave:

Música. Serviço Público. Humanização. Arte.

Resumo

Este artigo apresenta a música como ferramenta de humanização para o serviço público um levantamento de caso na Secretaria da Saúde do Município de Apuiarés no Estado do Ceará. A decisão de realizar esta pesquisa voltada para a música deu-se a partir da constatação do quão motivador é trabalhar esse assunto no serviço público, especificamente na área da saúde, pois com a música as atividades laborais possibilitam integração e interação. A investigação ocorreu com os servidores públicos da saúde, cujo objetivo foi utilizar a música como instrumento de humanização e melhor qualidade de vida no trabalho. Com vistas a atingir o objetivo do presente estudo, foram definidas etapas metodológicas de identificação de qualidade de vida na percepção dos servidores públicos, a influência da música na qualidade de vida no trabalho e o desenvolvimento laboral a partir de fatores positivos no decorrer das etapas. Foi utilizado levantamento de caso e pesquisa exploratória. Os resultados foram divididos em três etapas, na primeira fase foram utilizadas músicas que despertam positividade enquanto se reconhece a escuta e percepção, no segundo momento foi utilizada a música ambiente, os sons que acalmam e no último momento foi utilizado a voz e instrumento. O relato dos servidores públicos apresentam efeitos positivos alcançados pela utilização da música no contexto da melhor qualidade de vida no trabalho, como alivio, alegria, emoção e estimulo. A investigação, portanto, mostrou que a música serviu como ferramenta de humanização e desenvolvimento de atividades laborais, a inserção da música proporcionou bem-estar biológico, social e psicológico.

Biografia do Autor

Francisco Eugênio Soares Galvão, Faculdade Terra Nordeste – FATENE,

Especialista em Gestão de Políticas Públicas - Faculdade Terra Nordeste – FATENE, Assessor técnico.

João Luis Josino Soares, Faculdade Terra Nordeste

Mestre em Economia Rural, Economia Agrícola, Universidade Federal do Ceará, Docente Faculdade Terra Nordeste.

Jordana Farias da Silva, Conselho Regional de Enfermagem do Ceará -COREN

Especialista em Enfermagem do Trabalho - DNA Pós-graduação pelo Conselho Regional de Enfermagem do Ceará -COREN. Assistente técnica.

Sara Letícia Eufrazio Teixeira, Centro Universitário Christus

Graduada em Odontologia pelo Centro Universitário Christus. Dentista.

Douglas Willyam Rodrigues Gomes, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará. Contabilidade - Ciências Sociais Aplicadas, Universidade de Fortaleza (Unifor).

 

 

Downloads

Publicado

2024-05-31

Como Citar

Galvão, F. E. S., Soares, J. L. J., Silva, J. F. da, Teixeira, S. L. E., & Gomes, D. W. R. (2024). A MÚSICA COMO FERRAMENTA DE HUMANIZAÇÃO PARA O SERVIÇO PÚBLICO: LEVANTAMENTO DE CASO NA SECRETARIA DA SAÚDE DE APUIARÉS/CE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 6377–6397. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14311