DETERMINAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE PORTOS DO PARÁ QUANTO À MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS DO TIPO GRANEL SÓLIDO UTILIZANDO ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS

Autores

  • Adriano Augusto Ileno Fontenele Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Gilson Fernandes Braga Junior Universidade Federal do Oeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14260

Palavras-chave:

Análise de Eficiência. DEA. Terminais portuários.

Resumo

Esse artigo buscou mensurar a eficiência de dez terminais portuários que operam no Pará dentro do modelo de transporte cabotagem e longo curso utilizando carga a granel, no período compreendido entre os anos de 2020, 2021, 2022 e 2023, a fim de identificar quais terminais são mais eficientes dentro dos padrões pré-estabelecidos. Essa mensuração foi realizada com o auxílio primário da Análise Envoltória de Dados, usando o modelo CCR orientado aos outputs. Através da mensuração realizada usando o modelo CCR foi encontrado que os portos de Trombetas, Santarém, Vila do Conde(Público) e Terminal de Vila do Conde (Privado) atingiram Eficiência Padrão de 100% entre os anos de 2020 e 2023. Para gerar um desempate da movimentação de Unidades de Decisão (DMUs) foi utilizado a Eficiência Composta Normatizada, sendo que somente o porto de Vila do Conde (Público) atingiu 100% de eficiência também entre os anos de 2020 e 2023.

Biografia do Autor

Adriano Augusto Ileno Fontenele, Universidade Federal do Oeste do Pará

Graduando em Engenharia Física. Universidade Federal do Oeste do Pará.

Gilson Fernandes Braga Junior, Universidade Federal do Oeste do Pará

 Mestre em Engenharia Elétrica. Universidade Federal do Oeste do Pará.

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Publicado

2024-05-28

Como Citar

Fontenele, A. A. I., & Braga Junior, G. F. (2024). DETERMINAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE PORTOS DO PARÁ QUANTO À MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS DO TIPO GRANEL SÓLIDO UTILIZANDO ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 5483–5494. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14260