DETERMINAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE PORTOS DO PARÁ QUANTO À MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS DO TIPO GRANEL SÓLIDO UTILIZANDO ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14260Palavras-chave:
Análise de Eficiência. DEA. Terminais portuários.Resumo
Esse artigo buscou mensurar a eficiência de dez terminais portuários que operam no Pará dentro do modelo de transporte cabotagem e longo curso utilizando carga a granel, no período compreendido entre os anos de 2020, 2021, 2022 e 2023, a fim de identificar quais terminais são mais eficientes dentro dos padrões pré-estabelecidos. Essa mensuração foi realizada com o auxílio primário da Análise Envoltória de Dados, usando o modelo CCR orientado aos outputs. Através da mensuração realizada usando o modelo CCR foi encontrado que os portos de Trombetas, Santarém, Vila do Conde(Público) e Terminal de Vila do Conde (Privado) atingiram Eficiência Padrão de 100% entre os anos de 2020 e 2023. Para gerar um desempate da movimentação de Unidades de Decisão (DMUs) foi utilizado a Eficiência Composta Normatizada, sendo que somente o porto de Vila do Conde (Público) atingiu 100% de eficiência também entre os anos de 2020 e 2023.
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