O PROGRAMA DE FARMÁCIA POPULAR E SUA IMPORTÂNCIA NA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE

Autores

  • Pâmella Gonçalves de Souza Universidade Iguaçu-UNIG
  • Fabiana Sousa Pugliese Universidade Veiga de Almeida
  • Leonardo Guimarães de Andrade Universidade Iguaçu-UNIG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14003

Palavras-chave:

SUS. Atenção Farmacêutica. Organização SUS. Assistência Farmacêutica Básica.

Resumo

O apoio farmacêutico no SUS é um conjunto de medidas que visa garantir acesso, qualidade e uso racional de medicamentos pelos cidadãos brasileiros. Isso é, disponibilidade de medicamentos, sua seleção, aquisição, armazenamento e distribuição; monitorizar o consumo com o objetivo de garantir o acesso gratuito e razoável aos medicamentos a população. A AF desempenha um papel impulsionador na organização dos sistemas de saúde, trabalhando entre departamentos e contribua para fortalecer o relacionamento com as organizações e população (PROVIN et al., 2010). Farmacêuticos de Atenção Básica (FABs) são especialistas e devem ser integrados em redes de cuidados de saúde, incluindo serviços farmacêuticos. Nesta área de ajuda seu papel é garantir segurança, eficácia e eficiência do uso de drogas em nível individual e populacional. Atividades farmacêuticas será avaliado e um especialista orientará o paciente sobre o método correto de aplicação. Prevenir a administração de medicamentos, a automedicação e promover a adesão ao tratamento. Contribuir para o desenvolvimento de programas de educação em saúde, monitoramento de efeitos colaterais e formulação da política farmacêutica nos sistemas de saúde. Um dos principais objetivos do Programa Farmácia Popular Brasileira é ampliar o acesso aos medicamentos para a população o básico e essencial e reduz o impacto dos preços dos medicamentos no orçamento familiar. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e percentual de instituições de ensino no Brasil mostra que famílias de baixa renda cumprem a cota dois terços das despesas médicas são gastos na compra de medicamentos. O Departamento de Saúde está trabalhando com escritórios de saúde estaduais e locais em um esforço contínuo para aumentar os recursos. Destinado à compra de medicamentos distribuídos gratuitamente na rede assistência médica. Além disso, de acordo com um estudo do Conselho Nacional de Conselheiros Estaduais de Saúde (CONASS), et al.  50% dos brasileiros interromperam o tratamento por falta de atendimento médico recursos para comprar o medicamento certo. Em linha com as altas prioridades do governo, este programa Farmácia Popular do Brasil está alinhado com outras medidas em vigor com o objetivo de atender às necessidades de saúde da nação, este manual é dedicado a fornecer detalhes de instalação, componentes do programa e seu significado.

Farmacêuticos de Atenção Básica (FABs) são especialistas e devem ser integrados em redes de cuidados de saúde, incluindo serviços farmacêuticos. Nesta área de ajuda seu papel é garantir segurança, eficácia e eficiência do uso de drogas em nível individual e populacional. Atividades farmacêuticas será avaliado e um especialista orientará o paciente sobre o método correto de aplicação. Prevenir a administração de medicamentos, a automedicação e promover a adesão ao tratamento. Contribuir para o desenvolvimento de programas de educação em saúde, monitoramento de efeitos colaterais e formulação da política farmacêutica nos sistemas de saúde.

Um dos principais objetivos do Programa Farmácia Popular Brasileira é ampliar o acesso aos medicamentos para a população o básico e essencial e reduz o impacto dos preços dos medicamentos no orçamento familiar. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e percentual de instituições de ensino no Brasil mostra que famílias de baixa renda cumprem a cota dois terços das despesas médicas são gastos na compra de medicamentos.

O Departamento de Saúde está trabalhando com escritórios de saúde estaduais e locais em um esforço contínuo para aumentar os recursos. Destinado à compra de medicamentos distribuídos gratuitamente na rede assistência médica. Além disso, de acordo com um estudo do Conselho Nacional de Conselheiros Estaduais de Saúde (CONASS), et al.  50% dos brasileiros interromperam o tratamento por falta de atendimento médico recursos para comprar o medicamento certo.

Em linha com as altas prioridades do governo, este programa Farmácia Popular do Brasil está alinhado com outras medidas em vigor com o objetivo de atender às necessidades de saúde da nação, este manual é dedicado a fornecer detalhes de instalação, componentes do programa e seu significado.

Biografia do Autor

Pâmella Gonçalves de Souza, Universidade Iguaçu-UNIG

Acadêmica do último período do curso de Farmácia. Universidade Iguaçu-UNIG.

Fabiana Sousa Pugliese, Universidade Veiga de Almeida

Mestre em ciências do meio ambiente. Mestrado na Universidade Veiga de Almeida.

Leonardo Guimarães de Andrade, Universidade Iguaçu-UNIG

Co-Orientador do curso de graduação em Farmácia, Enfermeiro, Cirurgião Dentista, Mestre em Parasitologia, Mestre em Ciências Ambiental, Professor do Curso de Cursos Modalidade EAD na Universidade Iguaçu. 

Downloads

Publicado

2024-05-15

Como Citar

Souza, P. G. de, Pugliese, F. S., & Andrade, L. G. de. (2024). O PROGRAMA DE FARMÁCIA POPULAR E SUA IMPORTÂNCIA NA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 2752–2769. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14003