ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: NA ESCOLA A PARTIR DE PRÁTICAS LIBERTADORAS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM

Autores

  • Marcia da Silva Antunes Faculdade do Sertão Baiano-FASB
  • Elias Alves da Silva Universidade Autônoma de Assunção – UAA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13894

Palavras-chave:

Leitura. Letramento. Inclusão Social.

Resumo

O presente artigo visa refletir em um estudo bibliográfico sobre a importância do letramento no dia a dia das pessoas com intuito de contribuir com novas práticas para o processo de aprendizagem da leitura e da escrita. O presente estudo apresenta procedimentos e estratégias de compreensão do novo contexto de alfabetização e letramento dentro do cenário educacional e das novas necessidades educativas. Discute o papel do professor diante das novas formas de ensinar e aprender sobe a perspectiva de inserção de novas metodologias de ensino que garanta a qualidade da aprendizagem dos educandos, a partir da perspectiva de que a leitura e a escrita se tornam cada vez mais indispensáveis para a inserção do indivíduo na sociedade. Por fim, sugere que as práticas de leitura e escrita sejam refletidas pelas escolas, desenvolvendo a consciência de que os educandos precisam aprender mais do que decodificar palavras, eles precisam entendê-las, achar sentido no que é ensinado.

Biografia do Autor

Marcia da Silva Antunes, Faculdade do Sertão Baiano-FASB

Graduada em Pedagogia pela Faculdade do Sertão Baiano-FASB. Pós-Graduada no Curso em Alfabetização e Letramento-FASB.

Elias Alves da Silva, Universidade Autônoma de Assunção – UAA

 Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção – UAA.

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Publicado

2024-05-13

Como Citar

Antunes, M. da S., & Silva, E. A. da. (2024). ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: NA ESCOLA A PARTIR DE PRÁTICAS LIBERTADORAS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 2567–2578. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13894