ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: NA ESCOLA A PARTIR DE PRÁTICAS LIBERTADORAS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13894Palabras clave:
Leitura. Letramento. Inclusão Social.Resumen
O presente artigo visa refletir em um estudo bibliográfico sobre a importância do letramento no dia a dia das pessoas com intuito de contribuir com novas práticas para o processo de aprendizagem da leitura e da escrita. O presente estudo apresenta procedimentos e estratégias de compreensão do novo contexto de alfabetização e letramento dentro do cenário educacional e das novas necessidades educativas. Discute o papel do professor diante das novas formas de ensinar e aprender sobe a perspectiva de inserção de novas metodologias de ensino que garanta a qualidade da aprendizagem dos educandos, a partir da perspectiva de que a leitura e a escrita se tornam cada vez mais indispensáveis para a inserção do indivíduo na sociedade. Por fim, sugere que as práticas de leitura e escrita sejam refletidas pelas escolas, desenvolvendo a consciência de que os educandos precisam aprender mais do que decodificar palavras, eles precisam entendê-las, achar sentido no que é ensinado.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY