DO ENSINO EM LINHA AO ENSINO ONLINE: PRÁTICAS (DES) SINCRONIZADAS NA ESCOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13845Palavras-chave:
Novas Tecnologias. Pandemia. Formação Continuada.Resumo
Do ensino em linha ao ensino online: práticas (des) sincronizadas na escola em tempos de pandemia visa compreender qual o olhar dos educadores da escola municipal vida nova acerca da utilização das ferramentas digitais em relação a sua prática pedagógica. Em pleno século XXI, a formação inicial dos professores em todo o país em sua grande maioria, ainda não contempla o ensino voltado para as tecnologias educacionais. Os alunos oriundos desse período, também chamados de nativos digitais, possuem muito mais facilidade ao lidar com as tecnologias da informação e comunicação (TIC). O período pandêmico serviu como laboratório de pesquisa na unidade escolar, para compreender a distância secular que separa o educador do educando no contexto tecnológico e a suas problemáticas históricas, políticas e sociais. A relevância da pesquisa para a escola é justamente mostrar que não basta à instituição adquirir vários recursos tecnológicos, se os professores do século XX não faz uso deles, seja pela sua formação inicial, pela falta de formação atual, pela jornada de trabalho desgastante ou simplesmente pela dificuldade no manuseio que consequentemente interfere em sua prática pedagógica. Além disso, é imprescindível que a escola faça uma reflexão junto à comunidade escolar sobre a importância da tecnologia e a sala de aula, diante as novas concepções de educação imposta pelo atual cenário social. Diante disso, fica evidenciado a importância da coordenação pedagógica da unidade escolar no processo de acolhimento, motivação, interação e conquista do educador durante as formações continuadas em tecnologias educacionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY