SAÚDE MENTAL E APRENDIZAGEM: UMA DISCUSSÃO SOBRE PROCESSO DE ADOECIMENTO DE ESTUDANTE NA ESCOLA IEMS NA CIDADE DE MONTE SANTO, BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13679Palavras-chave:
Estudante. Saúde Mental. Estratégias. Habilidades.Resumo
O problema de saúde mental entre os jovens está sendo cada vez mais enfatizada pela (OMS), organização Mundial de Saúde, percebe-se a necessidade de um diálogo mais abrangente com os docentes ligados a estes novos contextos de aprendizagens. O presente artigo objetiva analisar o propósito de potencializar a reflexão e a mudança de atitudes relacionadas à saúde mental entre os estudantes na escola Instituto de Educação Monte Santo no município de Monte Santo, pretendemos apresentar uma discussão sobre casos de adoecimento de estudantes desta na cidade de Monte Santo, na busca de uma melhor percepção por parte dos docentes com intuído de contribuir para reduzir tabus, preconceitos e estigmas. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e pesquisa de campo através de formulários e entrevistas. Para tanto, se discorreu sobre as concepções e epistemologias que abarcam as definições das práticas educativa, pedagógica e docente, sob a direção alguns estudiosos como Barbier e Thiollent (2002), Arroyo (2000) e Wallon (1994), entre outros. No contexto educacional, é cada vez mais constante o número de alunos identificados com problemas de saúde mental (ansiedade, depressão, mal-estar psicológico, perturbações entre outros), a escolha deste tema justifica-se mediante situações vivenciadas nesse cotidiano, situação que causa prejuízos educacionais como baixo rendimento acadêmico e evasão escolar. Neste trabalho, busco analisar e pesquisar estratégias que possam auxiliar aos docentes contribuindo para o combate aos estigmas dos transtornos mentais e estimular os estudantes para o desenvolvimento de habilidades sociais que tenha significado para sua vida.
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