REFÚGIO EDUCACIONAL: O IMPACTO DA ESCOLA EM PRISÕES FEMININAS NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL E INTELECTUAL DAS ESTUDANTES E SUAS PERSPECTIVAS DE FUTURO

Autores

  • Clésia Carneiro da Silva Freire Queiroz Veni Creator Christian University
  • Cláudia Maria de Souza Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13480

Palavras-chave:

Educação prisional, Refúgio, Prisões Femininas, Desenvolvimento Pessoal, Perspectivas de Futuro.

Resumo

Este artigo tem como objetivo explorar o papel fundamental da educação dentro de prisões femininas, investigando como as instituições educacionais nesses ambientes atuam como refúgios educacionais. Inicialmente, é feita uma contextualização sobre a importância da educação prisional na promoção da ressocialização e reinserção das detentas na sociedade. Em seguida, é analisado como a educação dentro das prisões não apenas fornece conhecimento acadêmico, mas também desempenha um papel essencial no desenvolvimento pessoal das estudantes, promovendo habilidades sociais, autoestima e autoconfiança. Utilizando a metodologia do ensaio acadêmico, são examinados estudos e obras relevantes sobre o tema de autores como Paulo Freire, Salviani, Nóvoa e entre outros. Ao sintetizar essas informações, destaca-se o impacto positivo que a educação prisional pode ter nas perspectivas de futuro das detentas, aumentando suas chances de empregabilidade e reduzindo as taxas de reincidência. Enfatiza-se ainda, a importância de investimentos contínuos na educação dentro das prisões femininas, bem como a necessidade de políticas que valorizem e promovam a educação como uma ferramenta essencial na transformação de vidas. Por fim, conclui-se que o fortalecimento dos programas educacionais dentro do sistema prisional é fundamental para proporcionar oportunidades de mudança e reabilitação para as mulheres encarceradas.

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Biografia do Autor

Clésia Carneiro da Silva Freire Queiroz, Veni Creator Christian University

Professora da Escola Estadual Irmã Dulce da Penitenciária Feminina de Abreu e Lima - Pernambuco.  Licenciada em Química -UFRPE. Aluna do programa de Mestrado em Ciências da Educação da Veni Creator Christian University. 

Cláudia Maria de Souza, Veni Creator Christian University

Professora Orientadora. Doutora em Ciências da educação - UNINTER, docente dos programas de mestrado e doutorado da Veni Creator Christian University, Faculdade Três Marias (FTM), e UFB nos cursos de Saúde e Educação. Claumds73@gmail.com

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Publicado

2024-04-08

Como Citar

Queiroz, C. C. da S. F., & Souza, C. M. de. (2024). REFÚGIO EDUCACIONAL: O IMPACTO DA ESCOLA EM PRISÕES FEMININAS NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL E INTELECTUAL DAS ESTUDANTES E SUAS PERSPECTIVAS DE FUTURO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 783–792. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13480