PLANEJAMENTO ESCOLAR COMO PILAR DA GESTÃO EDUCACIONAL: EXPLORANDO TIPOLOGIAS E ANALISANDO SUA RELEVÂNCIA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores/as

  • Agda Aparecida Rabelo Ferreira Universidad Del Sol – UNADES, Paraguai – PY
  • Eliane Alves e Silva Nascimento Universidad Del Sol – UNADES, Paraguai – PY
  • Fabíola dos Santos Cardoso Universidad Del Sol – UNADES – Paraguai, PY.
  • Jeromice Moreira da Silva Universidad Del Sol - UNADES, Paraguai – PY

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12901

Resumen

Neste estudo de natureza qualitativa, nosso objetivo é investigar o papel do planejamento escolar como componente essencial na gestão educacional, enfatizando sua importância para o desenvolvimento e eficácia das práticas pedagógicas. Ressaltamos que a gestão desempenha um papel crucial ao conduzir sua equipe nesse processo democrático, envolvendo toda a comunidade escolar na elaboração das ações da escola com o propósito de transformação. Classificamos esta pesquisa como bibliográfica, utilizando comparações de ideias de diversos autores no decorrer do trabalho, incluindo Libaneo (2011), Luck (2008), Martins (2010), Saviani (2010), Vasconcelos (2014) e outros. No contexto da complexidade do cenário educacional, percebemos que o planejamento escolar pode desempenhar um papel contínuo e efetivo, considerando diversas tipologias, para otimizar a gestão educacional e aprimorar as práticas pedagógicas. Diante dessa perspectiva, a pesquisa busca responder à seguinte problemática: Quais são os diferentes tipos de planejamento escolar, e como o ato de planejar pode ser estrategicamente empregado como elemento fundamental para fortalecer a gestão educacional e impulsionar a eficácia das práticas pedagógicas? É fundamental destacar que ao explorar e analisar as diversas tipologias de planejamento escolar, assim como compreender o ato de planejar como elemento crucial, será possível identificar estratégias que fortaleçam a gestão educacional, resultando em práticas pedagógicas mais eficazes e alinhadas aos objetivos educacionais.

Biografía del autor/a

Agda Aparecida Rabelo Ferreira, Universidad Del Sol – UNADES, Paraguai – PY

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol – UNADES, Paraguai – PY; 

Eliane Alves e Silva Nascimento, Universidad Del Sol – UNADES, Paraguai – PY

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol – UNADES, Paraguai – PY; 

Fabíola dos Santos Cardoso, Universidad Del Sol – UNADES – Paraguai, PY.

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol – UNADES, Paraguai – PY.

Jeromice Moreira da Silva, Universidad Del Sol - UNADES, Paraguai – PY

Doutora em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol – UNADES, Paraguai – PY;

Publicado

2024-02-06

Cómo citar

Ferreira, A. A. R., Nascimento, E. A. e S., Cardoso, F. dos S., & Moreira da Silva, J. (2024). PLANEJAMENTO ESCOLAR COMO PILAR DA GESTÃO EDUCACIONAL: EXPLORANDO TIPOLOGIAS E ANALISANDO SUA RELEVÂNCIA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(1), 414–423. https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12901