FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DOS ANOS INICIAIS: TEORIA E PRÁTICA SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Diego de Vargas Matos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • João Carlos Böes Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI)
  • Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra UNADES
  • Melca Moura Brasil Universidade Federal de Goiás
  • Emanuella Silveira Vasconcelos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12217

Resumo

Este artigo apresenta o relato da experiência de realizar formação continuada sobre alfabetização com professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública situada no município de Alvorada, RS. O objetivo dessa formação foi oferecer subsídios teóricos e práticos que possibilitassem às participantes da pesquisa elaborar recursos didáticos destinados ao processo de alfabetização de seus estudantes. Ao todo, foram elaborados três materiais concretos que podem ser utilizados sob a forma de jogos pedagógicos dependendo de como forem propostos pelas docentes aos seus estudantes. A partir da análise desses materiais, foi possível concluir que ambos utilizam métodos sintéticos de alfabetização. Conclui-se assim que mais formações docentes continuadas são necessárias para que os métodos analíticos e o método misto de alfabetização sejam incorporados na prática em sala de aula.

 

Biografia do Autor

Diego de Vargas Matos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação em Ciências e Matemática, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

João Carlos Böes, Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI)

    Especialista em Educação de Jovens e Adultos e Ensino Religioso, Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI).

Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra, UNADES

Doutorando em Ciências da Educação – UNADES, Mestre em Filosofia – Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Melca Moura Brasil, Universidade Federal de Goiás

  Mestra em Educação em Ciências e Matemática — Universidade Federal de Goiás (UFG).

Emanuella Silveira Vasconcelos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática — Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Mestra em Ensino de Ciências — UERR.

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Publicado

2023-11-22

Como Citar

Matos, D. de V., Böes, J. C., Guerra, A. de L. e R., Brasil, M. M., & Vasconcelos, E. S. (2023). FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DOS ANOS INICIAIS: TEORIA E PRÁTICA SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 3918–3929. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12217