FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DOS ANOS INICIAIS: TEORIA E PRÁTICA SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Autores/as

  • Diego de Vargas Matos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • João Carlos Böes Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI)
  • Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra UNADES
  • Melca Moura Brasil Universidade Federal de Goiás
  • Emanuella Silveira Vasconcelos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12217

Resumen

Este artigo apresenta o relato da experiência de realizar formação continuada sobre alfabetização com professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública situada no município de Alvorada, RS. O objetivo dessa formação foi oferecer subsídios teóricos e práticos que possibilitassem às participantes da pesquisa elaborar recursos didáticos destinados ao processo de alfabetização de seus estudantes. Ao todo, foram elaborados três materiais concretos que podem ser utilizados sob a forma de jogos pedagógicos dependendo de como forem propostos pelas docentes aos seus estudantes. A partir da análise desses materiais, foi possível concluir que ambos utilizam métodos sintéticos de alfabetização. Conclui-se assim que mais formações docentes continuadas são necessárias para que os métodos analíticos e o método misto de alfabetização sejam incorporados na prática em sala de aula.

 

Biografía del autor/a

Diego de Vargas Matos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação em Ciências e Matemática, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

João Carlos Böes, Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI)

    Especialista em Educação de Jovens e Adultos e Ensino Religioso, Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI).

Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra, UNADES

Doutorando em Ciências da Educação – UNADES, Mestre em Filosofia – Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Melca Moura Brasil, Universidade Federal de Goiás

  Mestra em Educação em Ciências e Matemática — Universidade Federal de Goiás (UFG).

Emanuella Silveira Vasconcelos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática — Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Mestra em Ensino de Ciências — UERR.

Publicado

2023-11-22

Cómo citar

Matos, D. de V., Böes, J. C., Guerra, A. de L. e R., Brasil, M. M., & Vasconcelos, E. S. (2023). FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DOS ANOS INICIAIS: TEORIA E PRÁTICA SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 3918–3929. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12217