FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DOS ANOS INICIAIS: TEORIA E PRÁTICA SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12217Abstract
Este artigo apresenta o relato da experiência de realizar formação continuada sobre alfabetização com professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública situada no município de Alvorada, RS. O objetivo dessa formação foi oferecer subsídios teóricos e práticos que possibilitassem às participantes da pesquisa elaborar recursos didáticos destinados ao processo de alfabetização de seus estudantes. Ao todo, foram elaborados três materiais concretos que podem ser utilizados sob a forma de jogos pedagógicos dependendo de como forem propostos pelas docentes aos seus estudantes. A partir da análise desses materiais, foi possível concluir que ambos utilizam métodos sintéticos de alfabetização. Conclui-se assim que mais formações docentes continuadas são necessárias para que os métodos analíticos e o método misto de alfabetização sejam incorporados na prática em sala de aula.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Atribuição CC BY