COMO A EDUCAÇÃO PODE POTENCIALIZAR A TRANSFORMAÇÃO DO CAMPO SOCIAL?

Autores

  • Edna Ferreira da Silva Marinho Veni Creator Christian University
  • Miriam Espíndula dos Santos Freire Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12177

Palavras-chave:

Educação. Transformação. Autonomia. Marginalizados.

Resumo

Este texto acadêmico discorre sobre a responsabilidade que a escola tem em oferecer uma educação que traga autonomia aos cidadãos, a fim de que se promovam como agentes integrantes da sociedade, capazes de se perceberem como responsáveis por sua própria evolução dentro de um dado contexto. Reconhece que a educação pode potencializar a transformação do campo social desde que se invista em políticas públicas direcionadas a mudanças nas práticas pedagógicas atuais para que estas tragam resultados satisfatórios no que diz respeito às habilidades de compreensão e interpretação da linguagem escrita dos educandos. Como subsídios para sustentação das discussões foram citados teóricos conceituados no assunto. Assim sendo, ficou entendido que a educação não eliminará por completo as mazelas sociais, mas dará uma contribuição valiosíssima a esse processo, porém lutas incansáveis pela garantia da qualidade no ensino às classes sociais marginalizadas são indispensáveis.    

Biografia do Autor

Edna Ferreira da Silva Marinho, Veni Creator Christian University

Licenciatura Plena em Letras e Pós-graduada em Língua Portuguesa - Visão Interdisciplinar. Faculdade de Formação de Professores de Belo Jardim (FABEJA). Aluna do Mestrado de Ciências da Educação da Veni Creator Christian University. Orientadora: Professora Dra. Miriam Espíndula dos Santos Freire.

Miriam Espíndula dos Santos Freire, Veni Creator Christian University

Orientadora. Professora Dra. Veni Creator Christian University.

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Publicado

2023-11-28

Como Citar

Marinho, E. F. da S., & Freire, M. E. dos S. (2023). COMO A EDUCAÇÃO PODE POTENCIALIZAR A TRANSFORMAÇÃO DO CAMPO SOCIAL?. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 5915–5929. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12177