O SINDICALISMO DA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO: UM ESTUDO SOBRE A MOBILIZAÇÃO COLETIVA EM PROL DA EDUCAÇÃO E DE SEUS AFILIADOS

Autores

  • João Cavalcanti Ribeiro Junior Veni Creator Christian University
  • Eliete Francisca da Silva Farias Veni Creator Christian University
  • Anderson Matias Cardozo Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11917

Palavras-chave:

Movimento Sindical, Movimento Sindical. Sindicato Docente. Gestão participativa. Trabalhadores em Educação.

Resumo

Como entidade de representação dos trabalhadores em educação, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco – SINTEPE contribuiu para mudanças estruturais a partir do século XX com reestruturação bem-sucedida e governança do estado que orquestraram o entendimento de educação na contemporaneidade. Na concepção ideológica a qual se define o sindicato, o SINTEPE teve e tem papel importante na construção das políticas públicas educacionais do Estado de Pernambuco, o que corrobora para a importância da participação cidadã e dos profissionais de educação no contexto que o define. Onde a partir dos anos 90 foram marcados por nova consciência para executar ações com lógica e buscando sempre romper os desafios na construção coletiva de políticas que beneficiem seus associados e consequentemente a sociedade. A partir deste entendimento, o presente estudo teve como principal objetivo descrever de que maneira e em quais circunstâncias o Sindicato dos Trabalhadores de Educação do estado de Pernambuco (SINTEPE) vem atuando como agente de mobilização coletiva em prol da educação e de seus afiliados, visando à melhoria das condições de trabalho e ensino dos profissionais da educação. Aliás, analisando a trajetória do sindicato docente em sua relação com o poder e suas experiências e práticas sindicais. O estudo é de natureza básica, de caráter descritivo e abordagem qualitativa e quantitativa. Os sujeitos da pesquisa foram 06 gestores e 120 professores filiados nas subsedes do Sindicato dos professores de Pernambuco, totalizando 126 participantes, teve como instrumento de coleta de dados a aplicação de um questionário.  A partir dos dados levantados os resultados apontaram que os principais fatores que levaram os professores da rede pública do estado de Pernambuco a filiarem-se ao SINTEPE são os seguintes: Valorização da categoria; Necessidade de melhoria da qualidade de ensino-aprendizagem; Defesa das condições de trabalho da categoria; Defesa econômico-financeira dos associados, com estabelecimento de um piso salarial justo para os professores;  luta por melhorias da infraestrutura e segurança dos profissionais da educação e alunos. Foi verificada também a ausência de um plano de carreira e uma formação continuada como instrumento de estímulo ao crescimento pessoal e profissional dos associados, condizente com o papel do professor na construção da sociedade. No entanto, os professores reconhecem o Sindicato como um elemento importantíssimo para a organização da categoria. Embora haja críticas, e muito, que o Sindicato tenha que conquistar, sem dúvida ele é imprescindível para a melhoria das condições da categoria. Concluindo que o fortalecimento da participação dos trabalhadores é fundamental para que os sindicatos possam articular ações ofensivas de lutas reais por melhores salários da categoria que representa, e condições dignas de trabalho, como também trazer um panorama da realidade do trabalho na educação brasileira.

Biografia do Autor

João Cavalcanti Ribeiro Junior, Veni Creator Christian University

Doutorando em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University – Resultados da pesquisa de Mestrado. 

Eliete Francisca da Silva Farias, Veni Creator Christian University

Doutoranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University 

Anderson Matias Cardozo, Veni Creator Christian University

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande, UFCG. Professor orientador da Veni Creator Christian University.

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Publicado

2023-11-28

Como Citar

Ribeiro Junior, J. C., Farias, E. F. da S., & Cardozo, A. M. (2023). O SINDICALISMO DA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO: UM ESTUDO SOBRE A MOBILIZAÇÃO COLETIVA EM PROL DA EDUCAÇÃO E DE SEUS AFILIADOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 5585–5605. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11917