O SINDICALISMO DA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO: UM ESTUDO SOBRE A MOBILIZAÇÃO COLETIVA EM PROL DA EDUCAÇÃO E DE SEUS AFILIADOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11917Palabras clave:
Gestão participativaResumen
Como entidade de representação dos trabalhadores em educação, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco – SINTEPE contribuiu para mudanças estruturais a partir do século XX com reestruturação bem-sucedida e governança do estado que orquestraram o entendimento de educação na contemporaneidade. Na concepção ideológica a qual se define o sindicato, o SINTEPE teve e tem papel importante na construção das políticas públicas educacionais do Estado de Pernambuco, o que corrobora para a importância da participação cidadã e dos profissionais de educação no contexto que o define. Onde a partir dos anos 90 foram marcados por nova consciência para executar ações com lógica e buscando sempre romper os desafios na construção coletiva de políticas que beneficiem seus associados e consequentemente a sociedade. A partir deste entendimento, o presente estudo teve como principal objetivo descrever de que maneira e em quais circunstâncias o Sindicato dos Trabalhadores de Educação do estado de Pernambuco (SINTEPE) vem atuando como agente de mobilização coletiva em prol da educação e de seus afiliados, visando à melhoria das condições de trabalho e ensino dos profissionais da educação. Aliás, analisando a trajetória do sindicato docente em sua relação com o poder e suas experiências e práticas sindicais. O estudo é de natureza básica, de caráter descritivo e abordagem qualitativa e quantitativa. Os sujeitos da pesquisa foram 06 gestores e 120 professores filiados nas subsedes do Sindicato dos professores de Pernambuco, totalizando 126 participantes, teve como instrumento de coleta de dados a aplicação de um questionário. A partir dos dados levantados os resultados apontaram que os principais fatores que levaram os professores da rede pública do estado de Pernambuco a filiarem-se ao SINTEPE são os seguintes: Valorização da categoria; Necessidade de melhoria da qualidade de ensino-aprendizagem; Defesa das condições de trabalho da categoria; Defesa econômico-financeira dos associados, com estabelecimento de um piso salarial justo para os professores; luta por melhorias da infraestrutura e segurança dos profissionais da educação e alunos. Foi verificada também a ausência de um plano de carreira e uma formação continuada como instrumento de estímulo ao crescimento pessoal e profissional dos associados, condizente com o papel do professor na construção da sociedade. No entanto, os professores reconhecem o Sindicato como um elemento importantíssimo para a organização da categoria. Embora haja críticas, e muito, que o Sindicato tenha que conquistar, sem dúvida ele é imprescindível para a melhoria das condições da categoria. Concluindo que o fortalecimento da participação dos trabalhadores é fundamental para que os sindicatos possam articular ações ofensivas de lutas reais por melhores salários da categoria que representa, e condições dignas de trabalho, como também trazer um panorama da realidade do trabalho na educação brasileira.
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