ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NA LOGÍSTICA E NO SISTEMA DE QUALIDADE NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

Autores

  • Paula Priscila Miranda dos Santos Nogueira Universidade Iguaçu
  • Alex Sandro Rodrigues Baiense Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11636

Palavras-chave:

Logística farmacêutica, Garantia de qualidade, Boas praticas de distribuição, Logística reversa.

Resumo

A logística farmacêutica envolve o planejamento, implementação e controle do fluxo de produtos farmacêuticos, desde o fornecedor até o consumidor final. Isso inclui o transporte adequado, armazenagem, distribuição eficiente e monitoramento dos medicamentos, garantindo sua integridade e qualidade. Já a gestão de qualidade refere-se à adoção de práticas e processos que visam assegurar a produção de medicamentos seguros, eficazes e de alta qualidade.. Ambas as áreas são essenciais para o setor farmacêutico, pois garantem a disponibilidade dos medicamentos no momento certo, nas condições ideais e com a qualidade necessária para o tratamento dos pacientes. O objetivo desse trabalho é evidenciar a atuação do farmacêutico na logística e no impacto para garantir a qualidade. Neste trabalho foi escolhido o método de consulta a literatura, realizado através de levantamento bibliográfico de artigos científicos, legislações, periódicos online e outros que abordem sobre o tema de Logística farmacêutica e gestão de qualidade na indústria, Com recorte temporal de 2019 até 2023. A presença do farmacêutico na indústria logística de medicamentos é fundamental para garantir a qualidade e segurança dos produtos que chegam aos consumidores.

Biografia do Autor

Paula Priscila Miranda dos Santos Nogueira, Universidade Iguaçu

Graduação. Em Farmácia Pela, Universidade Iguaçu.

Alex Sandro Rodrigues Baiense, Universidade Iguaçu

Orientador. Universidade Iguaçu.

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Publicado

2023-11-03

Como Citar

Nogueira, P. P. M. dos S., & Baiense, A. S. R. (2023). ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NA LOGÍSTICA E NO SISTEMA DE QUALIDADE NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 451–469. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11636