ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NA LOGÍSTICA E NO SISTEMA DE QUALIDADE NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

Autores/as

  • Paula Priscila Miranda dos Santos Nogueira Universidade Iguaçu
  • Alex Sandro Rodrigues Baiense Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11636

Palabras clave:

Logística farmacêutica, Garantia de qualidade, Boas praticas de distribuição, Logística reversa.

Resumen

A logística farmacêutica envolve o planejamento, implementação e controle do fluxo de produtos farmacêuticos, desde o fornecedor até o consumidor final. Isso inclui o transporte adequado, armazenagem, distribuição eficiente e monitoramento dos medicamentos, garantindo sua integridade e qualidade. Já a gestão de qualidade refere-se à adoção de práticas e processos que visam assegurar a produção de medicamentos seguros, eficazes e de alta qualidade.. Ambas as áreas são essenciais para o setor farmacêutico, pois garantem a disponibilidade dos medicamentos no momento certo, nas condições ideais e com a qualidade necessária para o tratamento dos pacientes. O objetivo desse trabalho é evidenciar a atuação do farmacêutico na logística e no impacto para garantir a qualidade. Neste trabalho foi escolhido o método de consulta a literatura, realizado através de levantamento bibliográfico de artigos científicos, legislações, periódicos online e outros que abordem sobre o tema de Logística farmacêutica e gestão de qualidade na indústria, Com recorte temporal de 2019 até 2023. A presença do farmacêutico na indústria logística de medicamentos é fundamental para garantir a qualidade e segurança dos produtos que chegam aos consumidores.

Biografía del autor/a

Paula Priscila Miranda dos Santos Nogueira, Universidade Iguaçu

Graduação. Em Farmácia Pela, Universidade Iguaçu.

Alex Sandro Rodrigues Baiense, Universidade Iguaçu

Orientador. Universidade Iguaçu.

Publicado

2023-11-03

Cómo citar

Nogueira, P. P. M. dos S., & Baiense, A. S. R. (2023). ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NA LOGÍSTICA E NO SISTEMA DE QUALIDADE NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 451–469. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11636