GAMIFICAÇÃO: UMA ABORDAGEM INOVADORA NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Autores

  • Jones Alves de Souza Universidade do Estado do Amazonas – UEA
  • Silas Mendes Feliciano Universidade do Estado do Amazonas – UEA
  • Rosilene Nascimento Teles Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11324

Palavras-chave:

Gamifucação. Ensino da Matemática. Engajamento.

Resumo

O objetivo desta pesquisa era investigar a eficácia da gamificação como uma abordagem inovadora no ensino de matemática. Através da atividade "Caça ao Tesouro Matemático", o estudo buscou avaliar como a gamificação poderia melhorar o engajamento dos alunos, promover a aplicação prática de conceitos matemáticos e reforçar as habilidades de resolução de problemas. Além disso, o estudo pretendia verificar se a gamificação poderia contribuir para a promoção da colaboração entre os alunos, o desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe e a melhoria da autoconfiança na resolução de desafios matemáticos. Em última análise, o objetivo era explorar como a gamificação pode ser uma ferramenta valiosa para tornar o ensino da matemática mais eficaz e envolvente, destacando que ela deve ser usada de maneira complementar ao ensino tradicional para uma experiência educacional completa.

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Biografia do Autor

Jones Alves de Souza, Universidade do Estado do Amazonas – UEA

Graduando do curso de Licenciatura em Computação da Universidade do Estado do Amazonas – UEA. 

Silas Mendes Feliciano, Universidade do Estado do Amazonas – UEA

Graduando do curso de Licenciatura em Computação da Universidade do Estado do Amazonas – UEA. 

Rosilene Nascimento Teles, Universidade do Estado do Amazonas

Orientadora e Professora do curso de Licenciatura em Computação da Universidade do Estado do Amazonas.

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Publicado

2023-10-13

Como Citar

Souza, J. A. de, Feliciano, S. M., & Teles, R. N. (2023). GAMIFICAÇÃO: UMA ABORDAGEM INOVADORA NO ENSINO DA MATEMÁTICA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 1969–1978. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11324