PARALISIA CEREBRAL INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO MULTIPROFISSIONAL E INTERDISCIPLINAR
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.11037Palavras-chave:
Paralisia cerebral. Práticas interdisciplinares. Equipe de assistência ao paciente.Resumo
A paralisia cerebral é uma condição de saúde que pode ser definida como um grupo de desordens caracterizadas pela disfunção motora por dano cerebral não progressivo. Seu estudo ao longo dos anos traz consigo dados epidemiológicos variados que foram coletados em diversos países, tendo como padrão mundial a incidência de 2 a 3 casos a cada mil nascidos vivos. Deve-se considerar também o fato de que ela se constitui como a causa mais comum de neurodeficiência grave em crianças, afetando radicalmente todas as atividades e etapas ao longo da vida do paciente. Visando uma maior compreensão e conhecimento acerca do tema, esta revisão narrativa de literatura reuniu artigos da base de dados PUBMED objetivando buscar na bibliografia selecionada quais são os principais profissionais envolvidos no tratamento de pacientes acometidos pela paralisia cerebral e a sua função na terapêutica, dando ênfase às distintas especialidades da medicina. Concluiu-se que pacientes portadores de paralisia cerebral necessitam de vários profissionais para o tratamento adequado dos sintomas da doença. As condutas envolvidas neste trabalho em conjunto interdisciplinar devem ter como propósito: aumentar a qualidade de vida do paciente, reduzir os agravos da doença e explorar sua independência em realizar certas atividades do cotidiano.
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