A UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS E FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS EM SALAS DE AULA DO NOVO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10674Palavras-chave:
Tecnologias digitais. Espaços escolares. Formação de professores. Cultura digital.Resumo
Este artigo discute a utilização de aplicativos e ferramentas tecnológicas no contexto do novo ensino médio. Com as transformações no campo da educação e o avanço da tecnologia, tornou-se cada vez mais relevante explorar o potencial dessas ferramentas para enriquecer a experiência educacional dos alunos. O artigo apresenta uma análise das principais tendências e benefícios da integração de aplicativos e tecnologias em sala de aula, ao mesmo tempo que discute os desafios e preocupações relacionados a essa abordagem. Por fim, são oferecidas recomendações práticas para professores e gestores educacionais interessados em utilizar essas ferramentas de maneira eficaz no ensino médio.Neste artigo apresentamos alguns resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi o de investigar processos de integração de tecnologias digitais ao currículo escolar, identificando desafios e dificuldades que emergem de práticas pedagógicas em processos de integração. As questões que nortearam o desenvolvimento da pesquisa foram: como tecnologias digitais podem ser integradas ao currículo escolar com vistas a inovar práticas pedagógicas e o currículo? Que desafios e dificuldades emergem de práticas pedagógicas em processos de integração de tecnologias digitais ao currículo escolar? Que ações de formação de professores podem contribuir com processos de integração de tecnologias digitais ao currículo escolar? Para o desenvolvimento da pesquisa, foram realizados estudos sobre integração de tecnologias digitais ao currículo escolar e formação de professores para uso de tecnologias digitais, articulados ao desenvolvimento de ações em escolas. Neste artigo iremos dialogar sobre processos iniciais de integração de tecnologia digital ao currículo investigados em uma escola pública: um processo foi iniciado em parceria com professores do Ensino Médio da Escola Osvaldo Nascimento, e um terceiro processo foi desenvolvido em uma disciplina de matemática, na mesma escola. Os processos se caracterizam como inovadores, mas ficou evidente a necessidade de ações contínuas de formação de professores e investimento em infraestrutura tecnológica nas escolas para intensificar processos de integração na escola investigada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY