A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Jarliene Patrício da Cruz Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIAVEC
  • Joelma Campos Rodrigues Pontes Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Karla Janaína Soares dos Santos Faculdade Afirmativo
  • Maria do Carmo Lobo Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT
  • Tatiana Augusta de Paula Santos Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia
  • Thiago de Oliveira Sanches Faculdade FOCUS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10587

Palavras-chave:

Música. Ensino de Música. Educação Infantil.

Resumo

Este trabalho discute a música como ferramenta pedagógica na educação infantil e teve como seu problema entender os aspectos favoráveis que o ensino de música pode proporcionar às crianças da Educação Infantil, perceber as formas de interação da música com os demais eixos de trabalho, ou seja, como a música pode auxiliar em diversas atividades pedagógicas na educação infantil. O objetivo deste artigo foi analisar as contribuições que o ensino de música pode proporcionar no desenvolvimento das crianças na educação infantil e a forma como é usada pelos educadores que atuam nesta faixa etária, bem como verificar a importância do aprendizado de música na socialização e aprendizagem, conhecer a dinâmica do ensino de música nas escolas, perceber as formas de interação da música com os demais eixos de trabalho nesta fase da escolarização e analisar as contribuições que o ensino de música pode proporcionar no desenvolvimento das crianças na educação infantil.

Biografia do Autor

Jarliene Patrício da Cruz, Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIAVEC

Graduada em Pedagogia Anos Iniciais pela Universidade de Cuiabá – UNIC, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIAVEC.

Joelma Campos Rodrigues Pontes, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.

Karla Janaína Soares dos Santos, Faculdade Afirmativo

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Integrada Mato-grossense de Ciências e Humanas – ICE, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela Faculdade Afirmativo.

Maria do Carmo Lobo, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Fundamentos da Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.

Tatiana Augusta de Paula Santos, Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Tangará da Serra – UniSerra, Especialista em Educação Infantil pela Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia.

Thiago de Oliveira Sanches, Faculdade FOCUS

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Artística – Habilitação em Música pela Universidade Federal de Cuiabá – UFMT, Especialista em Educação 5.0 pela Faculdade FOCUS.

Downloads

Publicado

2023-07-28

Como Citar

Cruz, J. P. da, Pontes, J. C. R., Santos, K. J. S. dos, Lobo, M. do C., Santos, T. A. de P., & Sanches, T. de O. (2023). A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 3234–3246. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10587