PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS E ESTUDANTES DE FONOAUDIOLOGIA SOBRE A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA

Autores

  • Vanessa Beatriz de Araújo Pereira Universidade de Brasília FCE/UnB
  • Vera de Mello Alcântara Malteze Universidade de Brasília- FCE/UnB
  • Karen Cristine Alves Pereira Universidade de Brasília- FCE/UnB
  • Karen de Souza David Universidade de Brasília- FCE/UnB
  • Corina Elizabeth Satler Universidade de Brasília- FCE/UnB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10480

Palavras-chave:

Fonoaudiologia. Psicologia. Desenvolvimento humano. Graduação. Ensino. Prática clínica

Resumo

Compreender as mudanças que acontecem durante o curso de vida humano se torna cada vez mais indispensável no campo da saúde e implica uma abordagem interdisciplinar. Por sua parte, o profissional fonoaudiólogo deve ser capacitado a atuar de maneira generalista, humanista, crítica e reflexiva, dessa forma, a Psicologia do Desenvolvimento Humano (PDH) tornou-se peça fundamental para a formação de excelência dos profissionais desta área. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo conhecer a percepção dos graduandos e graduados em Fonoaudiologia acerca do ensino de PDH no processo de formação acadêmica e atuação profissional. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa de caráter transversal, realizada de maneira online via questionário e disponibilizado pela plataforma Google Forms. Foram elaborados dois instrumentos distintos para aplicação em estudantes de graduação e em profissionais formados da área, cada um com especificidades acerca do ambiente em que os participantes estão inseridos. Na análise dos dados coletados, pode-se aferir que, profissionais e estudantes acreditam que o conteúdo da PDH merece mais destaque e aprofundamento durante a graduação. A importância da disciplina vinculada à melhor atuação profissional foi apontada por 95% dos profissionais pesquisados e 99,6% dos estudantes. Adicionalmente, entre os pesquisados 90,2% dos profissionais e 85,6% dos estudantes demonstraram interesse em fazer cursos de especialização em PDH, de modo a oferecer melhor qualidade no atendimento de seus pacientes. De forma geral, percebe-se que a PDH deve ganhar mais destaque dentro dos cursos de Fonoaudiologia no que se refere a ensino, pesquisa e extensão universitária, uma vez que os conhecimentos da PDH são de extrema importância na atuação do profissional fonoaudiólogo.

Biografia do Autor

Vanessa Beatriz de Araújo Pereira, Universidade de Brasília FCE/UnB

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade de Brasília (FCE/UnB). 

Vera de Mello Alcântara Malteze, Universidade de Brasília- FCE/UnB

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade de Brasília (FCE/UnB). 

Karen Cristine Alves Pereira, Universidade de Brasília- FCE/UnB

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade de Brasília (FCE/UnB). Universidade de Brasília- FCE/UnB. 

Karen de Souza David, Universidade de Brasília- FCE/UnB

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade de Brasília (FCE/UnB). Universidade de Brasília- FCE/UnB.

Corina Elizabeth Satler, Universidade de Brasília- FCE/UnB

Orientadora. Professora associada do Curso de Fonoaudiologia na Universidade de Brasília (FCE/UnB). Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB) e especialista em Neuropsicologia. Universidade de Brasília- FCE/UnB. 

Downloads

Publicado

2023-07-26

Como Citar

Pereira, V. B. de A., Malteze, V. de M. A., Pereira, K. C. A., David, K. de S., & Satler, C. E. (2023). PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS E ESTUDANTES DE FONOAUDIOLOGIA SOBRE A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 3053–3065. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10480