METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10410Palavras-chave:
Metodologia Ativa. Educação. Análise Bibliométrica.Resumo
As metodologias ativas são abordagens pedagógicas inovadoras que promovem uma aprendizagem mais engajadora e significativa, colocando o aluno no centro do processo educacional. Essas abordagens estimulam a participação ativa dos alunos, a autonomia, a colaboração e o pensamento crítico. Nesta vertente o tema se destaca, visto a importância da participação efetiva do aluno na construção do seu próprio aprendizado, a contextualização dos conteúdos, a colaboração entre os estudantes e a ênfase na resolução de problemas. O artigo aborda a importância e o impacto das metodologias ativas na educação. Tendo como objetivo investigar e encontrar perspectivas na literatura sobre as metodologias ativas no ensino, bem como analisar como a literatura tem se desenvolvido ao longo do tempo. Para tanto o presente estudo utiliza a base de dados SCOPUS para analisar estudos e artigos científicos sobre as metodologias ativas no ensino, investigando suas aplicações, resultados e impactos por meio da ferramenta VOSViwer, e posteriormente a análise dos resultados. Ao final pode-se obter uma visão abrangente sobre o desenvolvimento literário a respeito das metodologias ativas, se se apresenta com grande crescimento em números de publicações, apresentando diferentes subtemas com insignes a novos pesquisadores, além de sugerir oito diferentes linhas de pesquisas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY