METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

Autores/as

  • Roberto Bernardes Junior Universidade Virtual do Estado de São Paulo
  • João de Deus Elias Correia
  • Caroline Regina Inhambicuara
  • Renan de Oliveira
  • Dulcineia Barreto Simões Bleinat
  • Amanda Cristina Rosim Vaz
  • Daniel Rodrigues Bau

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10410

Palabras clave:

Metodologia Ativa. Educação. Análise Bibliométrica.

Resumen

As metodologias ativas são abordagens pedagógicas inovadoras que promovem uma aprendizagem mais engajadora e significativa, colocando o aluno no centro do processo educacional. Essas abordagens estimulam a participação ativa dos alunos, a autonomia, a colaboração e o pensamento crítico. Nesta vertente o tema se destaca, visto a importância da participação efetiva do aluno na construção do seu próprio aprendizado, a contextualização dos conteúdos, a colaboração entre os estudantes e a ênfase na resolução de problemas. O artigo aborda a importância e o impacto das metodologias ativas na educação. Tendo como objetivo investigar e encontrar perspectivas na literatura sobre as metodologias ativas no ensino, bem como analisar como a literatura tem se desenvolvido ao longo do tempo. Para tanto o presente estudo utiliza a base de dados SCOPUS para analisar estudos e artigos científicos sobre as metodologias ativas no ensino, investigando suas aplicações, resultados e impactos por meio da ferramenta VOSViwer, e posteriormente a análise dos resultados. Ao final pode-se obter uma visão abrangente sobre o desenvolvimento literário a respeito das metodologias ativas, se se apresenta com grande crescimento em números de publicações, apresentando diferentes subtemas com insignes a novos pesquisadores, além de sugerir oito diferentes linhas de pesquisas.

Biografía del autor/a

Roberto Bernardes Junior, Universidade Virtual do Estado de São Paulo

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3821-7921. 

João de Deus Elias Correia

Coautora.

Caroline Regina Inhambicuara

Coautora.

Renan de Oliveira

Coautora.

Dulcineia Barreto Simões Bleinat

Coautora.

Amanda Cristina Rosim Vaz

Coautora.

Daniel Rodrigues Bau

Coautora.

Publicado

2023-07-12

Cómo citar

Bernardes Junior, R., Correia, J. de D. E., Inhambicuara, C. R., Oliveira, R. de, Bleinat, D. B. S., Vaz, A. C. R., & Bau, D. R. (2023). METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 2386–2401. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10410