EDUCAÇÃO E GESTÃO FINANCEIRA PESSOAL: UM ESTUDO SOBRE O PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NA CIDADE DE PALMAS-TO

Autores

  • Ernandes Pinheiro da Silva Faculdade Serra do Carmo - FASEC
  • Cejana Marques Borges Faculdade Serra do Carmo - FASEC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10402

Palavras-chave:

Educação financeira. Finanças Pessoais. Planejamento Financeiro.

Resumo

Educação financeira e finanças pessoais está se tornando cada vez mais importante na vida das pessoas, cada vez mais imprescindível na vida das pessoas e ainda assim grande parte da população não detém os conhecimentos necessários para colocá-lo em prática ou quando tem não utilizam na gestão financeira pessoal. Com isso, o objetivo desta pesquisa é verificar o planejamento financeiro pessoal dos alunos do   curso de Administração de uma Instituição de Ensino Superior, na cidade de Palmas-TO. Assim, o método deste estudo é dedutivo, em relação aos objetivos é descritivo e quanto a abordagem é qualiquantitativo. A coleta dos dados ocorreu por meio de questionário, com perguntas fechadas, elaboradas a partir dos critérios apresentados no relatório ENEF 2005, aplicado aos acadêmicos. Baseando-se nos dados obtidos por meio do questionário aplicado aos acadêmicos conclui-se que é de suma importância realizar o controle de gastos mensais e planejamento financeiro pessoal, por meio de ferramentas de controle de despesas.

Biografia do Autor

Ernandes Pinheiro da Silva, Faculdade Serra do Carmo - FASEC

Graduando em Administração pela Faculdade Serra do Carmo - FASEC/TO.  

Cejana Marques Borges, Faculdade Serra do Carmo - FASEC

Orientadora. Mestra em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté-UNITAU/SP.  

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Publicado

2023-07-07

Como Citar

Silva, E. P. da, & Borges, C. M. (2023). EDUCAÇÃO E GESTÃO FINANCEIRA PESSOAL: UM ESTUDO SOBRE O PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NA CIDADE DE PALMAS-TO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 2165–2181. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10402