O (A) PROFESSOR (A) TAMBÉM ERRA: DISCURSOS QUE PERMEIAM OS "ENUNCIADOS” NAS PROVAS DE QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10350Resumen
Das competências laborais que um professor da Educação Básica deve apresentar para que a qualidade da educação oferecida seja satisfatória, favorecendo a aprendizagem dos estudantes, considera-se que o “domínio” em produzir as avaliações de aprendizagem escolar seja condição elementar visto que a avaliação do docente é algo integrado ao processo do ensino e da aprendizagem. Nesse sentido uma pesquisa foi desenvolvida utilizando como objeto de estudo análises de exemplares de questões recortadas de avaliações aplicadas por professores de Química em unidades escolares de ensino público do Ceará, Brasil. Os resultados obtidos da referida investigação permitiram constatar que questões elaboradas de forma inadequada são passíveis de anulações e impede o estudante ser bem avaliado, visto que tais questões não são plenamente compreendidas. Um fator de maior determinação que embasou as discussões foi à formação inicial e/ou continuada dos docentes. A hipótese é que tais formações, investigadas na presente pesquisa desenharam gap’s no campo da avaliação de aprendizagem que, com efeito, proporcionou questões mal elaboradas e de grande dificuldade de compreensão.
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