O (A) PROFESSOR (A) TAMBÉM ERRA: DISCURSOS QUE PERMEIAM OS "ENUNCIADOS” NAS PROVAS DE QUÍMICA

Autores

  • Carolina Marques Carneiro Escola Pública do Estado do Ceará
  • Theresa Christine Filgueiras Russo Aragão Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10350

Resumo

Das competências laborais que um professor da Educação Básica deve apresentar para que a qualidade da educação oferecida seja satisfatória, favorecendo a aprendizagem dos estudantes, considera-se que o “domínio” em produzir as avaliações de aprendizagem escolar seja condição elementar visto que a avaliação do docente é algo integrado ao processo do ensino e da aprendizagem. Nesse sentido uma pesquisa foi desenvolvida utilizando como objeto de estudo análises de exemplares de questões recortadas de avaliações aplicadas por professores de Química em unidades escolares de ensino público do Ceará, Brasil. Os resultados obtidos da referida investigação permitiram constatar que questões elaboradas de forma inadequada são passíveis de anulações e impede o estudante ser bem avaliado, visto que tais questões não são plenamente compreendidas. Um fator de maior determinação que embasou as discussões foi à formação inicial e/ou continuada dos docentes. A hipótese é que tais formações, investigadas na presente pesquisa desenharam gap’s no campo da avaliação de aprendizagem que, com efeito, proporcionou questões mal elaboradas e de grande dificuldade de compreensão.

Biografia do Autor

Carolina Marques Carneiro, Escola Pública do Estado do Ceará

Professora de Química do Ensino Médio da rede de Escola Pública do Estado do Ceará, Brasil. Doutora em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol, Paraguay. 

Theresa Christine Filgueiras Russo Aragão, Universidade Estadual do Ceará

Professora aposentada do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Ceará, Brasil. Doutora em Bioquímica e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Ceará, Brasil. 

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Carneiro, C. M., & Aragão, T. C. F. R. (2023). O (A) PROFESSOR (A) TAMBÉM ERRA: DISCURSOS QUE PERMEIAM OS "ENUNCIADOS” NAS PROVAS DE QUÍMICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 1395–1417. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10350