TUBERCULOSE E EDUCAÇÃO EM SAÚDE: A ESCOLA COMO VIVÊNCIA DA PREVENÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10329Palavras-chave:
Tuberculose. Ensino de Biologia. Saúde Coletiv.Resumo
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. Os principais locais de transmissão são ambientes fechados com grande aglomeração de pessoas, tais como igrejas, espaço de trabalho, ambientes familiares e principalmente a escola, tendo em vista que é um lugar com grande quantidade de pessoas. As escolas podem ser locais de prevenção ao tratar sobre o tema a partir de ações de educação em saúde. Este artigo materializa-se como resultado de uma pesquisa de caráter extensionista em que foram realizadas cinco ações didático-pedagógicas em um projeto cuja centralidade foi a discussão do tema da tuberculose na escola: aplicação de questionários para 180 alunos, realização de rodas de conversa, exibição de vídeos, palestras e confecção de murais. Percebeu-se que os alunos foram receptivos ao projeto e participaram ativamente de todas as atividades. Ao se desenvolver as metodologias propostas foi possível sensibilizar os alunos para o tema da prevenção da tuberculose. Entende-se que a pesquisa de intervenção realizada foi produtiva no processo ensino-aprendizagem dos alunos ao abordar-se sistematicamente o tema da tuberculose. As rodas de conversa, exibição de vídeos e confecção de murais se constituíram como didáticas ativas para a reconstrução de conhecimento sobre a tuberculose e sua prevenção na escola.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY