TUBERCULOSE E EDUCAÇÃO EM SAÚDE: A ESCOLA COMO VIVÊNCIA DA PREVENÇÃO

Autores/as

  • Patricia Costa Andrade Universidade Estadual do Maranhão-UEMA
  • Jackson Ronie Sá-Silva Universidade Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS
  • Bianca dos Santos Costa Universidade Estadual do Maranhão-UEMA
  • Jéssica Pereira Souza Universidade Estadual do Maranhão-UEMA
  • Athina da Silva Carvalho Universidade Estadual do Maranhão-UEMA
  • Thiago Anchieta de Melo Universidade de São Paulo
  • Jaqueline Pereira Sá Universidade Estadual do Maranhão-UEMA
  • Karen Bianca de Matos Souza Universidade Estadual do Maranhão-UEMA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10329

Palabras clave:

Tuberculose. Ensino de Biologia. Saúde Coletiv.

Resumen

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. Os principais locais de transmissão são ambientes fechados com grande aglomeração de pessoas, tais como igrejas, espaço de trabalho, ambientes familiares e principalmente a escola, tendo em vista que é um lugar com grande quantidade de pessoas. As escolas podem ser locais de prevenção ao tratar sobre o tema a partir de ações de educação em saúde. Este artigo materializa-se como resultado de uma pesquisa de caráter extensionista em que foram realizadas cinco ações didático-pedagógicas em um projeto cuja centralidade foi a discussão do tema da tuberculose na escola: aplicação de questionários para 180 alunos, realização de rodas de conversa, exibição de vídeos, palestras e confecção de murais.  Percebeu-se que os alunos foram receptivos ao projeto e participaram ativamente de todas as atividades. Ao se desenvolver as metodologias propostas foi possível sensibilizar os alunos para o tema da prevenção da tuberculose. Entende-se que a pesquisa de intervenção realizada foi produtiva no processo ensino-aprendizagem dos alunos ao abordar-se sistematicamente o tema da tuberculose. As rodas de conversa, exibição de vídeos e confecção de murais se constituíram como didáticas ativas para a reconstrução de conhecimento sobre a tuberculose e sua prevenção na escola.

Biografía del autor/a

Patricia Costa Andrade, Universidade Estadual do Maranhão-UEMA

Graduada em Ciências Biológica- Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão UEMA. 

Jackson Ronie Sá-Silva, Universidade Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS

Doutor em Educação pela Universidade Vale do Rio dos Sinos UNISINOS.

 

Bianca dos Santos Costa, Universidade Estadual do Maranhão-UEMA

Graduada em Ciências Biológica- Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão UEMA.

Jéssica Pereira Souza, Universidade Estadual do Maranhão-UEMA

Graduada em Ciências Biológica- Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão UEMA.

Athina da Silva Carvalho, Universidade Estadual do Maranhão-UEMA

Graduada em Ciências Biológica- Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão UEMA.

Thiago Anchieta de Melo, Universidade de São Paulo

Doutor pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"/Universidade de São Paulo ESALQ/USP.

Jaqueline Pereira Sá, Universidade Estadual do Maranhão-UEMA

Graduada em Ciências Biológica- Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão UEMA.

Karen Bianca de Matos Souza, Universidade Estadual do Maranhão-UEMA

Graduada em Ciências Biológica- Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão UEMA.

Publicado

2023-07-19

Cómo citar

Andrade, P. C., Sá-Silva, J. R., Costa, B. dos S., Souza, J. P., Carvalho, A. da S., Melo, T. A. de, … Souza, K. B. de M. (2023). TUBERCULOSE E EDUCAÇÃO EM SAÚDE: A ESCOLA COMO VIVÊNCIA DA PREVENÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 2818–2833. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10329