EDUCAÇÃO PERMANENTE: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA TRANSFORMAÇÃO DAS PRÁTICAS EM SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10246Resumo
O artigo é um recorte de tese doutoral, que tem como tema o “Estudo descritivo e exploratório sobre fatores que favorecem ou dificultam a Educação permanente dos sanitários da sala de vacina nas UBSs de Maceió”, assim estes fatores podem ou não ter influência para a qualidade da saúde, já que a educação para a saúde em contexto específico das salas de vacina são um desafio para os trabalhadores do setor. A educação permanente foi criada pelo Ministério da Saúde e consta das políticas públicas para a saúde. Na educação permanente o profissional aprende a partir de suas próprias experiências, ou seja, vivenciando as problemáticas do dia a dia é capaz de refletir sobre suas ações no sentido de melhorar e aprimorá-las. A formação no ambiente de trabalho permite ao individuo ler o mundo ultrapassando os limites do campo específico e adentrando no mundo real. O texto tem o objetivo de refletir e enfatizar a relevância da educação permanente como uma ferramenta importante para fomentar transformações em todos os setores das práticas em saúde e em especial na enfermagem, e justifica-se por sua relevância para o setor. Trata-se de estudo descritivo, tipo revisão bibliográfica, onde foram levantadas publicações nas bases de dados: Google Acadêmico, Scielo, Scopus, Pubmed, selecionando aqueles materiais mais adequados para compor o referencial teórico e embasar as discussões sobre o tema. Concluindo que as ferramentas pedagógicas podem ser utilizadas em todas as áreas transformando de maneira significativa para desenvolver competências e melhorar a qualidade dos serviços prestados.
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