EDUCAÇÃO PERMANENTE: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA TRANSFORMAÇÃO DAS PRÁTICAS EM SAÚDE

Autores

  • Suely Angelo Matias Universidad Internacional IberoAmericana -UNINI-MX
  • Rosely Yavorski Universidad Internacional IberoAmericana - UNINI- MX
  • Maria Aparecida Santos e Campos Universidad Internacional IberoAmericana - UNINI - MX

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10246

Resumo

O artigo é um recorte de tese doutoral, que tem como tema o “Estudo descritivo e exploratório sobre fatores que favorecem ou dificultam a Educação permanente dos sanitários da sala de vacina nas UBSs de Maceió”, assim estes fatores podem ou não ter influência para a qualidade da saúde, já que a educação para a saúde em contexto específico das salas de vacina são um desafio para os trabalhadores do setor. A educação permanente foi criada pelo Ministério da Saúde e consta das políticas públicas para a saúde. Na educação permanente o profissional aprende a partir de suas próprias experiências, ou seja, vivenciando as problemáticas do dia a dia é capaz de refletir sobre suas ações no sentido de melhorar e aprimorá-las. A formação no ambiente de trabalho permite ao individuo ler o mundo ultrapassando os limites do campo específico e adentrando no mundo real. O texto tem o objetivo de refletir e enfatizar a relevância da educação permanente como uma ferramenta importante para fomentar transformações em todos os setores das práticas em saúde e em especial na enfermagem, e justifica-se por sua relevância para o setor. Trata-se de estudo descritivo, tipo revisão bibliográfica, onde foram levantadas publicações nas bases de dados: Google Acadêmico, Scielo, Scopus, Pubmed, selecionando aqueles materiais mais adequados para compor o referencial teórico e embasar as discussões sobre o tema. Concluindo que as ferramentas pedagógicas podem ser utilizadas em todas as áreas transformando de maneira significativa para desenvolver competências e melhorar a qualidade dos serviços prestados.

Biografia do Autor

Suely Angelo Matias, Universidad Internacional IberoAmericana -UNINI-MX

Doutoranda em Educação pela Universidad Internacional IberoAmericana -UNINI-MX. 

 

Rosely Yavorski, Universidad Internacional IberoAmericana - UNINI- MX

Doutora em Educação pela Universidad Internacional IberoAmericana - UNINI- MX 

 

Maria Aparecida Santos e Campos, Universidad Internacional IberoAmericana - UNINI - MX

Doutora em Atividade Física e Saúde pela Universidad de Jaén - Espanha. Orientadora de tese da Universidad Internacional IberoAmericana - UNINI - MX. 

 

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Publicado

2023-07-03

Como Citar

Matias, S. A., Yavorski, R., & Campos, M. A. S. e. (2023). EDUCAÇÃO PERMANENTE: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA TRANSFORMAÇÃO DAS PRÁTICAS EM SAÚDE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 1931–1946. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10246