RELATO DE OBSERVAÇÃO DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA E INCLUSÃO: DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL EM UM CENTRO EDUCACIONAL NA CIDADE DE CURITIBA, PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10095Palavras-chave:
Inclusão. Psicologia. Educação.Resumo
O presente artigo tem por objetivo o relato de experiência de estágio em Psicologia e Inclusão realizado em um Centro Educacional localizado na cidade de Curitiba, Paraná. Para tanto foram realizadas visitas no referido espaço com o objetivo de observar a rotina do local e assim realizar um diagnóstico institucional. Vários países como Canadá, Itália e Estados Unidos implantaram escolas denominadas inclusivistas cuja política é a inclusão de alunos com deficiência no ensino chamados comuns, independentemente de suas diferenças particulares ,sendo destaque na Conferência Mundial de Educação para todos, resultando na Declaração de Salamanca em 1994, realizada na Espanha em Salamanca. Na maioria das vezes, se ignora o manejo desta realidade que traz insegurança e incerteza da melhor maneira de lidar com este fato desconhecido pela maioria dos profissionais e pessoas comuns. Desta forma, a inclusão de um psicólogo escolar na comunidade escolar, auxiliaria a um melhor encaminhamento dos assuntos escolares, facilitando o entendimento dos problemas e possíveis soluções.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY