RELATO DE OBSERVAÇÃO DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA E INCLUSÃO: DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL EM UM CENTRO EDUCACIONAL NA CIDADE DE CURITIBA, PARANÁ

Autores/as

  • Rosa Kioko Iida da Silva UniEnsino
  • Regina Maria Machado UniEnsino
  • Diego da Silva UniEnsino

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10095

Palabras clave:

Inclusão. Psicologia. Educação.

Resumen

O presente artigo tem por objetivo o relato de experiência de estágio em Psicologia e Inclusão realizado em um Centro Educacional localizado na cidade de Curitiba, Paraná. Para tanto foram realizadas visitas no referido espaço com o objetivo de observar a rotina do local e assim realizar um diagnóstico institucional. Vários países como Canadá, Itália e Estados Unidos implantaram escolas denominadas inclusivistas  cuja política é a inclusão de alunos com deficiência no ensino chamados comuns, independentemente de suas diferenças particulares ,sendo destaque na Conferência Mundial de Educação para todos, resultando na Declaração de Salamanca em 1994, realizada na Espanha em Salamanca. Na maioria das vezes, se ignora  o manejo desta realidade que traz insegurança e incerteza da melhor maneira de lidar com este fato desconhecido pela maioria  dos profissionais e  pessoas comuns. Desta forma, a inclusão de um psicólogo  escolar na comunidade escolar, auxiliaria a um melhor encaminhamento dos assuntos escolares, facilitando o entendimento dos problemas e possíveis soluções.

Biografía del autor/a

Rosa Kioko Iida da Silva, UniEnsino

Discente do curso de Psicologia da UniEnsino. 

Regina Maria Machado, UniEnsino

Coordenadora e docente do curso de Psicologia da UniEnsino.

Diego da Silva, UniEnsino

Docente do curso de Psicologia da UniEnsino.

Publicado

2023-06-30

Cómo citar

Silva, R. K. I. da, Machado, R. M., & Silva, D. da. (2023). RELATO DE OBSERVAÇÃO DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA E INCLUSÃO: DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL EM UM CENTRO EDUCACIONAL NA CIDADE DE CURITIBA, PARANÁ. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 74–82. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10095