GESTÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE PÓS-PANDEMIA

Autores/as

  • Maria José da Silva Costa Universidad Internacional Iberoamericana- UNINI
  • Elisangela Giroto Carelli Hermes Universidad Internacional Iberoamericana- UNINI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9851

Palabras clave:

Pós-pandemia. Gestão escolar. Educação. Desafios.

Resumen

Este artigo tem como foco a gestão escolar diante de nossa realidade educacional e os desafios colocados pela pós-pandemia. Com particular referência às pesquisas de Schon(22), Alarcao(23), Luck(19), e com o objetivo de refletir e analisar as realidades atuais da gestão escolar e da gestão da sala de aula, propomos alternativas a considerar neste novo contexto socioeducativo. Para tanto, contextualizamos a importância da gestão democrática e participativa e abordamos os novos desafios da gestão escolar, bem como a gestão da sala de aula considerando as consequências educacionais pós-pandemia. Esses desafios estão relacionados às dificuldades financeiras e administrativas e às oportunidades para aprimorar o ensino e a gestão de pessoas por meio da inclusão tecnológica e do desenvolvimento de comunidades de aprendizagem, nas quais a empatia entre escola e família permeia.

Biografía del autor/a

Maria José da Silva Costa, Universidad Internacional Iberoamericana- UNINI

Formada em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2005). Trabalha na Secretaria de Educação da cidade de Recife, como Gerente Geral do Departamento de Gestão de Pessoas da Unidade e professora do Ensino Fundamental.

Elisangela Giroto Carelli Hermes, Universidad Internacional Iberoamericana- UNINI

Diretora de Tese - Doutorado em Educação, Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI). Pós-Doc em Estudos de Linguagem e Linguística Aplicada - UEMS (2021). Docente da Escola de Governo de MS. Supervisora de Tutoria EAD - UFRGS//Ministério Saúde/CONASEMS (2022-2023).

 

Publicado

2023-06-09

Cómo citar

Costa, M. J. da S., & Hermes, E. G. C. (2023). GESTÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE PÓS-PANDEMIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 3885–3898. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9851