A REFLEXÃO SOBRE O USO DA FORÇA DA POLÍCIA MILITAR E OS DESAFIOS DO AUMENTO DA VIOLÊNCIA: TECENDO REFLEXÕES PERTINENTES

Autores/as

  • Luiz Ricardo dos Santos Policial Militar na PMPR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9609

Palabras clave:

Polícia Militar. Uso da Força. Violência. Políticas Públicas. Representação Social.

Resumen

O principal deste artigo é buscar compreensões sobre um tema que tem sido constante foco de reflexões e debates na sociedade civil, grupos de pesquisas e imprensa nos últimos anos: o uso da força policial. As discussões perpassam pelo aspecto do limite do que é legal ou do que ultrapassa as funções laborais e constitucionais da atuação destes serviços da segurança pública, frente à situações de crises e operações realizadas que colocam em risco de vida os cidadãos envolvidos. Um dos principais objetivos desta narrativa é analisar os vários aspectos norteadores que envolvem este tema, e sua relação com a sociedade civil – inclusive sob o âmbito da representação social que estes profissionais têm junto à população atendida. Por fim, faz-se necessário, entre as narrativas que aportam o tema, refletir sobre a condição da polícia militar no âmbito do investimento à segurança pública.

Biografía del autor/a

Luiz Ricardo dos Santos, Policial Militar na PMPR

Policial Militar na PMPR. Especializações em Direito Militar, Direito Ambiental, Gestão de Logística, Gestão Ambiental, Armazenagem de grãos e Segurança Alimentar, Técnico em Segurança do Trabalho. Bacharel em Administração de Empresas e Administração Rural. 

          

Publicado

2023-05-31

Cómo citar

Santos, L. R. dos. (2023). A REFLEXÃO SOBRE O USO DA FORÇA DA POLÍCIA MILITAR E OS DESAFIOS DO AUMENTO DA VIOLÊNCIA: TECENDO REFLEXÕES PERTINENTES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 402–409. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9609