RESILIÊNCIA E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, HABILIDADES, DESAFIOS E O PAPEL DA ORGANIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9240Palabras clave:
Resiliência. Inteligência Emocional. Habilidades Emocionais. Gestão de Conflitos. Emoções.Resumen
Considerando-se o ambiente de trabalho das organizações atuais e a sua relação entre o cenário externo e a velocidade em que as mudanças de toda ordem acontecem, entende-se que o comportamento humano é diretamente afetado por esse contexto. Há influência direta da rotina diária das pessoas na capacidade humana de atingir objetivos e metas. O ambiente das organizações demanda que os gestores e colaboradores desenvolvam habilidades e capacidades de identificar e gerir emoções. Essas habilidades ainda não são plenamente definidas, mas dentro do universo conhecido, a Inteligência Emocional e a Resiliência tem exercido papel fundamental para a melhor eficiência das organizações. Quando a organização considera essas vertentes, consegue conduzir melhor os conflitos humanos e prevenir atitudes não produtivas do comportamento humano. É de grande relevância que os gestores possuam capacidades de identificar, compreender, usar e gerenciar as emoções nas organizações. Em que pese a relevância do assunto, o desenvolvimento dessas habilidades desejadas se constitui em um desafio frente à pluralidade dos indivíduos e a soberania do ambiente externo à organização. As organizações findam exercendo um papel preponderante se considerarmos que precisam adotar essa compreensão. O presente estudo busca apresentar formas de desenvolver Resiliência e Inteligência Emocional e identificar desafios, além da importância da organização nesse contexto.
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