IMPORTÂNCIA DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA NA EVOLUÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores/as

  • Bruna de Oliveira Cezano Costa Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora / SUPREMA
  • Carolina de Almeida Ferreira Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora / SUPREMA
  • Ângela Aparecida Peters Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora / SUPREMA
  • Roberta Teixeira Prado Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora / SUPREMA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.9029

Palabras clave:

Estudante de enfermagem Treinamento em simulação. Enfermagem em emergência.

Resumen

Introdução: A urgência e emergência é um cenário dinâmico e de alta complexidade, no qual exige dos profissionais atenção, organização, planejamento, recursos e qualificação. Na maioria das vezes os responsáveis por essas unidades não estão preparados e qualificados, o que se torna necessário o aperfeiçoamento precoce dos profissionais ainda em ambiente de graduação. Esse processo de qualificação educacional é importante para redução de erros, como os que acontecem no atendimento à triagem, e aperfeiçoamento dos profissionais. Objetivos: Analisar a produção cientifica acerca da simulação realística como estratégia de ensino de graduação de enfermagem sobre a urgência e emergência. Métodos: Trata-se de um estudo de revisão sistemática (RS) que buscou pesquisar artigos científicos acerca da temática e importância da simulação realística na evolução de acadêmicos de enfermagem na urgência e emergência.  Foram incluídos artigos publicados nos anos de 2015 a 2019, disponíveis gratuitamente na íntegra em inglês e português, que abordem o tema e excluídos teses e dissertações, artigos cuja publicação tenha mais de 5 anos, que não estejam relacionados ao objetivo desse estudo ou que estejam em outros idiomas. Resultados: Através da leitura de títulos e resumos, e seguindo os critérios de inclusão e exclusão, foram excluídos 119 artigos que não estavam de acordo com a temática ou davam fuga ao tema, sendo assim, 34 artigos foram avaliados para elegibilidade. Destes, 24 artigos estavam de acordo com a temática, sendo incluídos nesta revisão.  Conclusão: As evidências incluídas neste estudo demonstraram um resultado positivo referente inserção da simulação realística na formação dos estudantes de enfermagem como uma metodologia ativa. É uma ferramenta importante que contribui para assimilar a teoria com a prática bem como ajudar na formação de raciocínio clínico e tomadas de decisões.

Biografía del autor/a

Bruna de Oliveira Cezano Costa, Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora / SUPREMA

Enfermeira - Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora / SUPREMA. 

Carolina de Almeida Ferreira, Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora / SUPREMA

Enfermeira - Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora / SUPREMA. 

Ângela Aparecida Peters, Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora / SUPREMA

Orientadora.

Roberta Teixeira Prado, Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora / SUPREMA

Coorientadora.

Publicado

2023-04-05

Cómo citar

Costa, B. de O. C. ., Ferreira, C. de A. ., Peters, Ângela A. ., & Prado, R. T. . (2023). IMPORTÂNCIA DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA NA EVOLUÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(3), 1925–1944. https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.9029