TRANSMISSÃO VERTICAL DO HIV - ANÁLISE DO CONHECIMENTO DOS ENFERMEIROS DO MUNICÍPIO SALINAS DA MARGARIDA – BA

Autores/as

  • Vivian Santana do Rosario Faculdade Uniter
  • Nailton Roque Santana do Rosario Faculdade Facimig

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8942

Palabras clave:

Transmissão vertical. HIV/AIDS. Conhecimento dos profissionais de enfermagem.

Resumen

A síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) consiste em um grande problema contemporâneo da saúde publica. Trazendo implicações para a sociedade e suas dimensões. No Brasil, de 2000 a 2014, foram notificadas 84.558 gestantes infectadas com o HIV, com maior índice nas regiões Sudeste (41,1%), Sul (31,1%) e Nordeste (15,4%). Como consequência percebesse um aumento do numero de casos de Transmissão vertical para HIV infantil. Denomina- se transmissão vertical (TV), situação na qual ocorre infecção do recém-nato durante a gestação, o parto ou por meio da amamentação. O enfermeiro é responsável por elaborar o plano de assistência de enfermagem na consulta de pré-natal, baseadas nas necessidades identificadas, priorizando-as, implantando as intervenções, fazendo orientações e encaminhamentos a outros serviços. Visando prestar a assistência de enfermagem e acompanhamento do pré-natal adequadamente, portanto Cabe ao enfermeiro, Realizar ações educativas do ponto de vista biológico para diagnosticar, prevenir e intervir precocemente junto às gestantes. A pesquisa foi realizada no município de salinas da margarida com os Enfermeiros das Unidades de Saúde da Família, com o intuito de investigar se esses profissionais seguiam as precauções universais do SUS para pacientes com HIV/AIDS. Se os mesmos obtinham conhecimento sobre as leis de amparo a criança e adolescente. Ficando evidente a necessidade de estes profissionais serem reclicados e buscarem novos conhecimentos a cerca do tema proposto. O presente estudo tratou acerca do conhecimento do profissional de enfermagem no direito do RN em não ser contaminado na amamentação de puerperais com HIV/AIDS, descrevendo as principais ações desenvolvidas pela enfermagem no âmbito de prevenir a transmissão vertical do vírus HIV da gestante para o RN, quais as medidas profiláticas a serem adotada pela equipe e procedimentos adequado, na busca de minimizar a contaminação do Vírus HIV para o RN. Enfocando o direito universal á vida e saúde com os princípios da equidade e a integralidade garantidos pelo sistema único de saúde (SUS) constituído pelo ECA.

Biografía del autor/a

Vivian Santana do Rosario, Faculdade Uniter

Pós- graduação em vigilância sanitária e cuidados paliativos- Faculdade Uniter. Graduada em enfermagem- Faculdade Zacarias de Goes.  

Nailton Roque Santana do Rosario, Faculdade Facimig

Pós-graduado em UTI, enfermagem do trabalho ,urgência e emergência pela Faculdade Facimig. Enfermagem 

Publicado

2023-03-31

Cómo citar

Rosario, V. S. do ., & Rosario, N. R. S. do . (2023). TRANSMISSÃO VERTICAL DO HIV - ANÁLISE DO CONHECIMENTO DOS ENFERMEIROS DO MUNICÍPIO SALINAS DA MARGARIDA – BA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(3), 1335–1348. https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8942