ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DAS INTERNAÇÕES POR FRATURA DO FÊMUR EM IDOSOS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Autores/as

  • Mariana de Azevedo Marques Universidade de Vassouras
  • Marcos Antonio Mendonça Universidade de Vassoura

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8465

Palabras clave:

Fratura do Fêmur. Idosos. Internação. Mortalidade. Custo e análise de custo.

Resumen

No Brasil é considerado idoso, o indivíduo com 60 anos ou mais. O envelhecimento se entende como um processo natural e contínuo que acarreta alterações fisiológicas, biológicas e funcionais (senescência). Conforme a senescência ocorre, os indivíduos idosos tornam-se menos ativos e mais propensos a incapacidade física, funcional, mental e social, levando a um aumento do risco de quedas, que é a principal causa de Fratura do Fêmur (FF) em Idosos. O objetivo desse estudo foi analisar a relação das internações, dos óbitos e do valor total gasto em reais por FF durante a hospitalização. Foi utilizada uma busca na base de dados do DATASUS pelo Sistema de Informações Hospitalares e Sistema de Morbidade Hospitalar, sobre a análise epidemiológica da Fratura de Fêmur no município do Rio de Janeiro durante o período de Janeiro de 2010 e Dezembro de 2020. Houve um predomínio das internações, óbitos e gastos para o gênero feminino, sendo 2020 o ano de maior destaque para as variáveis. Conclui-se que no município do Rio de Janeiro, as internações, óbitos e gastos por FF está se elevando a cada ano. Sendo importante investir em políticas públicas de educação em saúde visando a prevenção das FF em idosos.

Biografía del autor/a

Mariana de Azevedo Marques, Universidade de Vassouras

Discente do Curso de Medicina da Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil. 

Marcos Antonio Mendonça, Universidade de Vassoura

Docente do Curso de Medicina da Universidade de Vassoura, Vassouras, RJ, Brasil. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0003-1672-2094.

Publicado

2023-02-28

Cómo citar

Marques, M. de A. ., & Mendonça, M. A. . (2023). ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DAS INTERNAÇÕES POR FRATURA DO FÊMUR EM IDOSOS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(2), 471–482. https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8465