EL ASCENSO DE LA EXTREMA DERECHA EN BRASIL: LA CONSOLIDACIÓN BOLSONARISTA EXPLICADA POR LOS SOCIOLOGOS CLÁSICOS

Autores/as

  • Maxmiliano Martins Pinheiro Universidade Candido Mendes- RJ

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8402

Palabras clave:

Extrema direita. Bolsonaro. Violência. Sociologia Clássica.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo principal compreender a trajetória da extrema direita no Brasil que primeiramente eclodiu na vitória presidencial de Jair Messias Bolsonaro, nas eleições de 2018, e que foi se consolidou devido ao ambiente de intensa polarização política que esmaeceu a democracia, esvanecendo a pluralidade e o pensamento crítico. Para alcançar tal finalidade, essa análise tem como relevo teórico reflexões da sociologia política oriunda dos pensadores Karl Marx, Augusto Comte, Max Weber, Gabriel Tarde e Georg Simmel. Neste sentido, o método empregado tem como desdobramento a compreensão de alguns aspectos da ascensão ultraconservadora brasileira, representada pelo bolsonarismo, que serão elucidados com um determinado tópico da sociologia de cada autor acima mencionado. Com isso, espera-se que os leitores compreendam alguns vetores que impulsionaram essa marcha para extrema direita no Brasil e como ela encontrou sentido na conjuntura contemporânea.

Biografía del autor/a

Maxmiliano Martins Pinheiro, Universidade Candido Mendes- RJ

Mestrado em Sociologia Política na Universidade Candido Mendes/IUPERJ, Especialização e Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa na UERJ, Especialização em Sociologia, Política e Cultura na PUC-Rio, Graduação em Letras na Universidade Gama Filho.

Publicado

2023-02-28

Cómo citar

Pinheiro, M. M. . (2023). EL ASCENSO DE LA EXTREMA DERECHA EN BRASIL: LA CONSOLIDACIÓN BOLSONARISTA EXPLICADA POR LOS SOCIOLOGOS CLÁSICOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(2), 25–38. https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8402