GÊNERO E RAÇA NA EDUCAÇÃO: UMA PERSPECTIVA INTERSECCIONAL

Autores/as

  • Liliane de Fátima Dias Macedo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8280

Palabras clave:

Interseccionalidade. Gênero. Raça. Escola. Racismo. Sexismo.

Resumen

O presente trabalho fez uso de uma perspectiva interseccional de gênero e raça, a partir das contribuições de autoras feministas negras como Kimberlé Crenshaw, Angela Davis, Nilma Lino Gomes, Lélia Gonzalez e Carla Akotirene, no intuito de ampliar a compreensão dos elementos que produzem essas desigualdades, especialmente no contexto escolar. O texto apresenta como raça e gênero se entrecruzam nas vivências de mulheres negras fazendo com que elas experienciem uma forma de opressão diferenciada, pois são perpassadas pelo racismo e pelo sexismo. É assinalado também como essa forma de opressão é, muitas vezes, invisibilizada, inclusive no ambiente escolar, fazendo com que meninas e mulheres negras não tenham uma boa experiência educacional, e estejam predestinadas a uma posição subalterna e informal no mercado de trabalho. Finalmente, sinalizamos a importância de a escola adotar uma pedagogia emancipatória, antirracista, antissexista, com práticas mais igualitárias, em uma tentativa de superar essas formas de opressão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-01-31

Cómo citar

Macedo, L. de F. D. . (2023). GÊNERO E RAÇA NA EDUCAÇÃO: UMA PERSPECTIVA INTERSECCIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(1), 600–609. https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8280