UM BREVE ESTUDO SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA TRAJETÓRIA ACADÊMICA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA

Autores

  • Maria Nathalia Verdan da Silva UNIREDENTOR
  • Alessantra Tozatto UNIREDENTOR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7720

Palavras-chave:

Pandemia. COVID-19. Educação. Psicologia.

Resumo

A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) iniciou no Brasil em 2020, levando a população mundial ao isolamento social, para diminuir as chances de contágio, enquanto uma vacina fosse criada. Esse isolamento fez com que as escolas adaptassem suas metodologias de ensino, implantando então, em sua maioria, o ensino remoto. Levando em conta a realidade brasileira, sabemos que nem todas as famílias tem acesso a internet e aparelhos eletrônicos, portanto, o ensino feito através desse método não atendeu toda a população, impactando a garantia de acesso à educação. E, por outro lado, na tentativa de educar a distância, docentes e discentes se ocuparam em atender a essa nova demanda, gerando inúmeros problemas que vão além da aprendizagem, como por exemplo, o impacto negativo na saúde mental dos atores desse cenário. Por isso torna-se importante pensar quais mudanças são necessárias para evitar que questões como essas, afetem a população em questão, tendo em vista o envolvimento do profissional da psicologia em situações de crise. A partir desse pensamento, o presente artigo faz uma revisão bibliográfica, que tem por objetivo analisar os impactos gerados pela pandemia e compreender seus efeitos nos alunos das escolas públicas.

Biografia do Autor

Maria Nathalia Verdan da Silva, UNIREDENTOR

Acadêmica do curso de Psicologia da UNIREDENTOR.

Alessantra Tozatto, UNIREDENTOR

Psicóloga; Professora Mestre em Ensino, docente do curso de Psicologia.

 

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Publicado

2022-11-30

Como Citar

Silva, M. N. V. da ., & Tozatto, A. . (2022). UM BREVE ESTUDO SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA TRAJETÓRIA ACADÊMICA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(11), 1253–1263. https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7720