BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL

Autores/as

  • Angelita Carmo Pereira Faculdade do Instituto Panamericano- FACIPAN
  • Claudiane Aparecida de Assunção Almeida Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIAVEC
  • Dailze Luzia da Cruz Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia
  • Leocy Galdino Junior Faculdade São Vicente – FASVIPA
  • Mayara Almeida Gomes Faculdade Afirmativo
  • Rosimeire Aniceta de Carvalho Soares Faculdade Afirmativo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6845

Palabras clave:

Criança. Evolução educacional. Educação brasileira.

Resumen

O presente artigo tem a finalidade de refletir a respeito do contexto histórico da evolução da Educação Infantil, e o surgimento das Políticas Públicas na Educação Infantil. O percurso percorrido da Educação Infantil foi difícil e lento, porque não havia um entendimento que a criança necessitava de uma atenção especial nos primeiros anos de vida. Apesar dos avanços obtidos na Educação Infantil, percebemos que muito precisa ser feito para diminuir a distância entre a legislação e a realidade.

 

Biografía del autor/a

Angelita Carmo Pereira, Faculdade do Instituto Panamericano- FACIPAN

Graduada em Psicologia pela Faculdade de Quatro Marcos – FQM, Graduada em Pedagogia pela Unopar – Universidade Norte do Paraná, Especialista em Psicopedagogia  pela FACIPAN - Faculdade do Instituto Panamericano.

Claudiane Aparecida de Assunção Almeida, Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIAVEC

Graduada em Pedagogia pela pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC, Especialista em Alfabetização e Educação Infantil pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIAVEC.

Dailze Luzia da Cruz, Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia

Graduada em Pedagogia pelo Instituto Cuiabano de Educação – ICE, Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais  pela Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia.

Leocy Galdino Junior, Faculdade São Vicente – FASVIPA

Graduado em Educação Física pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Especialista em Educação Física e Psicomotricidade pela Faculdade São Vicente – FASVIPA.

Mayara Almeida Gomes, Faculdade Afirmativo

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá -  UNIC. Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela Faculdade Afirmativo.

Rosimeire Aniceta de Carvalho Soares, Faculdade Afirmativo

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Várzea Grande - UNIVAG. Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Faculdade Afirmativo.

Publicado

2022-09-26

Cómo citar

Pereira, A. C. ., Almeida, C. A. de A. ., Cruz, D. L. da ., Galdino Junior, L. ., Gomes, M. A. ., & Soares, R. A. de C. . (2022). BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(8), 1368– 1374. https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6845