ENTENDENDO OS ESTADOS DA MATÉRIA: UMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO REMOTO

Autores/as

  • Débora Cristiane Costa Silva Universidade Estadual do Maranhão- UEMA
  • Jailson Moreira Câmara FACULDADE DE TEOLOGIA DE HOKEMÃH - FATEH
  • Mylla Karliane Vera Cruz Froz Universidade Federal do Maranhão- UFMA
  • Tayane Bahury Costa Leite Instituto de Ensino de Superior Franciscano- IESF
  • Edilson Moreira Câmara FACULDADE DE TEOLOGIA DE HOKEMÃH - FATEH
  • Deracilde Santana da Silva Viégas Universidade Federal do Maranhão- UFMA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6637

Palabras clave:

Ensino de Ciências. Atividades investigativas. Estados da matéria.

Resumen

A pandemia do novo coronavírus reflete a importância de se entender os desafios do ensino remoto  e a maneira de manter os estudantes interessados na aula. Diante disso, este artigo apresentou uma  proposta investigativa voltada para o ensino de Ciências do 9º ano. São atividades simples, de fácil realização e compreensão, com materiais de fácil acesso, completando todo o ciclo investigativo, onde os alunos podem realizar em casa com o auxílio do professor de Ciências e  responsáveis. O estudo favorece a compreensão sobre os estados da matéria sob uma perspectiva investigativa, além de estimular a capacidade de relacionar o conteúdo teórico de química com a realidade cotidiana. Atividades investigativas estimulam a curiosidade do educando, fazendo-o ter interesse em estudar química, mesmo sem acesso contínuo à escola e o uso de tecnologias. Quando o aluno é o protagonista no processo de aprendizagem, ele é capaz    de construir conhecimento, possibilidades, conclusão e resultados.

Biografía del autor/a

Débora Cristiane Costa Silva, Universidade Estadual do Maranhão- UEMA

Especialista em Ensino de Ciências – Anos Finais do Ensino Fundamental/ UEMA. E-mail: deboracris12d@gmail.com.

Jailson Moreira Câmara, FACULDADE DE TEOLOGIA DE HOKEMÃH - FATEH

Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio com habilitação em História/ FATEH. E-mail: jailson2016camara@gmail.com.

Mylla Karliane Vera Cruz Froz, Universidade Federal do Maranhão- UFMA

Mestranda em Química – UFMA E-mail: tayanebahury@hotmail.com. 

Tayane Bahury Costa Leite, Instituto de Ensino de Superior Franciscano- IESF

Especialista em Docência do Ensino Superior – IESF. E-mail: tayanebahury@hotmail.com

Edilson Moreira Câmara, FACULDADE DE TEOLOGIA DE HOKEMÃH - FATEH

Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio com Habilitação em Ciências Sociais/ FATEH E-mail: edpedromoreira@gmail.com.

Deracilde Santana da Silva Viégas, Universidade Federal do Maranhão- UFMA

Doutora em Biodiversidade e Biotecnologia – UFMA. E-mail: deracilde@gmail.com.

Publicado

2022-08-31

Cómo citar

Silva, D. C. C. ., Câmara, J. M. ., Froz, M. K. V. C. ., Leite, T. B. C. ., Câmara, E. M. ., & Viégas, D. S. da S. . (2022). ENTENDENDO OS ESTADOS DA MATÉRIA: UMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO REMOTO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(8), 139–155. https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6637