REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM ATIVA UTILIZANDO MARUGOTO

Autores/as

  • Karina Singami Gusukuma Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Michele Eduarda Brasil de Sá Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6498

Palabras clave:

Aprendizagem ativa. Material didático. Língua japonesa. Autoavaliação.

Resumen

Motivado pelas grandes influências que o mundo tecnológico traz ao âmbito educacional, este trabalho parte de uma reflexão sobre metodologias atuais para o ensino de uma língua estrangeira. Objetiva-se analisar o material didático Marugoto, da Fundação Japão, por meio dos princípios da aprendizagem ativa (active learning). Para tanto, esse estudo configura-se no âmbito descritivo e bibliográfico, desenvolvendo-se por meio de leituras de artigos, os quais se tornaram alicerce para a construção desta pesquisa, de autores como Beichner (2014), Flavell (1979), Pellegrino (2006) e Prince (2004). Observamos elementos pertencentes ao livro didático e os materiais que o acompanham (áudios e exercícios disponibilizados na rede de forma gratuita), a partir dos quais foram levantados aspectos relacionados à aprendizagem ativa, com destaque para a autoavaliação através da seção Can-Do check.

Biografía del autor/a

Karina Singami Gusukuma, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Graduação em Letras Português/Espanhol, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). karinagusukuma.ufms@gmail.com

Michele Eduarda Brasil de Sá, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutorado em Letras (Letras Clássicas). Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora da FAALC/UFMS. E-mail: michele.eduarda@ufms.br.

Publicado

2022-08-31

Cómo citar

Gusukuma, K. S. ., & Sá, M. E. B. de . (2022). REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM ATIVA UTILIZANDO MARUGOTO . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(8), 325–333. https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6498