GESTÃO DA DIVERSIDADE: O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR PROMOVENDO MELHORIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Márcia Cristina Cordeiro Toledo da Silva Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP
  • Ângela Maria Sebastião Nardin Universidade Cândido Mendes
  • Cláudia Aparecida Rosário dos Santos Faculdade Futura

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6466

Palabras clave:

Ensino. Aprendizagem. Gestor escolar. Tecnologia. Cultura.

Resumen

O seguinte paper tem por finalidade discorrer sobre o papel do gestor escolar e como ele pode promover melhorias no processo de ensino e aprendizagem, buscando entender, em primeiro momento, a importância da diversidade nas escolas brasileiras e o motivo pelo qual ela deve ser preservada, utilizando-se de questionamentos de senso comum e respondendo-os no decorrer do artigo, além de explicitar a importância do local de ensino como um lugar de inclusão e respeito, necessários para a educação. Após esse esclarecimento inicial, pode-se dissertar sobre o papel de um gestor escolar e o que ele pode fazer para perpetuar a diversidade, buscando também mediar a relação entre aluno e professor no contexto tecnológico hodierno. Por fim, buscam-se alternativas e são mostradas algumas opções e soluções que podem auxiliar melhorias no processo de ensino e aprendizagem por meio das novas tecnologias, sendo tais mudanças promovidas não só pelo gestor, mas por toda a comunidade escolar, tal qual professores, coordenação, diretoria e administração.

Biografía del autor/a

Márcia Cristina Cordeiro Toledo da Silva, Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP

Especialista em Gestão da Educação Pública- UNIFESP. E-mail: melctoledosilva@yahoo.com.br.

Ângela Maria Sebastião Nardin, Universidade Cândido Mendes

Especialista em: Psicologia da Educação e Aprendizagem pela Universidade Cândido Mendes.

Cláudia Aparecida Rosário dos Santos, Faculdade Futura

Especialista: Gestão do Trabalho Pedagógico: Supervisão, Orientação, Inspeção Escolar- Faculdade Futura. 

 

Publicado

2022-08-31

Cómo citar

Silva, M. C. C. T. da ., Nardin, Ângela M. S. ., & Santos, C. A. R. dos . (2022). GESTÃO DA DIVERSIDADE: O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR PROMOVENDO MELHORIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(8), 478–485. https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6466