FAMÍLIA: UMA PONTE PARA A SUPERAÇÃO DA CRIANÇA AUTISTA

Autores/as

  • Afonso Ribeiro Damasceno Neto ESL-Assessoria e Consultoria Educacional
  • Iris Neles  Silva ESL-Assessoria e Consultoria Educacional
  • Lucineide Silva de  Lima ESL-Assessoria e Consultoria Educacional
  • Maria José Monteiro  Dantas ESL-Assessoria e Consultoria Educacional
  • Vania Duarte da  Silva ESL-Assessoria e Consultoria Educacional

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5592

Palabras clave:

Autismo. Família. Superação.

Resumen

O estudo teve como objetivo compreender o surgimento do autismo bem como os impactos e implicações na família da criança diagnosticada com transtorno do espectro autista (TEA).  Nesta pesquisa adotou-se a abordagem qualitativa bibliográfica através da leitura de documentos como Leis, livros, revistas e artigos científicos, buscando conhecer do ponto de vista teórico, como os estudos têm abordado as expectativas da família em relação a um membro com o diagnóstico de autismo, as implicações psicossociais do autismo na vida da mãe, além da busca e identificação das estratégias de enfrentamentos das dificuldades vivenciadas por esses indivíduos. Diante do analisando, conclui-se que o autismo apesar de vários avanços, é de difícil diagnóstico, pois cada caso tem suas peculiaridades. Por isso precisa-se conhecer as características comuns do mesmo (individuo) para que se possa ter o diagnóstico e tratamento especializado.  Dessa forma, apoiar a família no enfrentamento dos impactos e das dificuldades enfrentadas por todos os membros faz-se necessário. Pois, a adaptação familiar a este contexto depende de muitas variáveis, não ocorrendo de maneira linear e progressiva. Assim, o desenvolvimento de práticas interventivas, a fim de conscientizar as famílias da importância da aceitação do diagnóstico de autismo é de fundamental importância para, assim, ajudar a família a ter uma convivência mais harmoniosa, buscando o enfretamento e superação das diferentes dificuldades existentes.

Biografía del autor/a

Afonso Ribeiro Damasceno Neto, ESL-Assessoria e Consultoria Educacional

Graduado em Física licenciatura pela UFRN, Professor efetivo do Estado RN e Município Parnamirim. Mestre em Ciências da educação Doutoranda em Ciências da educação pela ESL-Assessoria e Consultoria Educacional, E-mail: afonsoribeiro2006@gmail.com.

Iris Neles  Silva, ESL-Assessoria e Consultoria Educacional

Graduada em Letras Português UFRN, Professora efetiva do Estado RN, Pós-graduada em Gestão escolar com coordenação pedagógica, Pós-graduada em Psicopedagogia, Pós-graduada em Educação especial, Pós-graduada em Educação Infantil, Pós graduanda em Educação e novas tecnologias, Mestra em Ciências da educação, Doutoranda em Ciências da educação pela ESL-Assessoria e Consultoria Educacional, E-mail: irissilva2013c@hotmail.com.

Lucineide Silva de  Lima, ESL-Assessoria e Consultoria Educacional

Graduada em pedagogia – UNINASSAU, Professora contratada São Jose de Mipibu
Pós-graduada em Psicopedagogia, Pós-graduada em Educação e desenvolvimento em políticas educativas
Pós-graduanda em Libras, Mestra em Ciências da educação, Doutoranda em Ciências da educação pela ESL-Assessoria e Consultoria Educacional, E-mail: luciriccelly@hotmail.com.

Maria José Monteiro  Dantas, ESL-Assessoria e Consultoria Educacional

Graduada em Filosofia da Educação -UVA (Universidade Estadual Vale do Acaraú
Professora efetiva Baía Formosa, Pós-graduada em Psicopedagogia, Pós-graduada em Docência do Ensino Superior. Mestra em educação ISE – Instituto Superior de Educação, Doutoranda em Ciências da educação pela ESL-Assessoria e Consultoria Educacional. E-mail: mariajosemonteirodantas@gmail.com.

Vania Duarte da  Silva, ESL-Assessoria e Consultoria Educacional

Graduada em pedagogia UFRN, Pós-graduada em coordenação pedagógica FAL, Mestra em educação ESL-Assessoria e Consultoria Educacional, Doutoranda em Ciências da educação pela ESL-Assessoria e Consultoria Educacional, E-mail: vaniaduarte17@yahoo.com.br.

Publicado

2022-05-31

Cómo citar

Damasceno Neto, A. R. ., Silva, I., Lima, L., Dantas, M., & Silva, V. (2022). FAMÍLIA: UMA PONTE PARA A SUPERAÇÃO DA CRIANÇA AUTISTA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(5), 1823–1834. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5592