CHIQUINHA GONZAGA, UMA MULHER À FRENTE DE SEU TEMPO E A FORMAÇÃO DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5390Palabras clave:
Composição. Musicista. Música popular brasileira.Resumen
O orbe social lastreado entre 1847 e 1935, época em q historiagrafica brasileira demostrou que não existia as composições musicais genuinamente brasileiras, emergiu a , a compositora e musicista Chiquinha Gonzaga, nascida em 1847, a data do seu falecimento situa-se em 1935. A primeira maestrina do Brasil, despontou no cenário musical de seu tempo como um fenômeno popular e recordista de vendas. Retratada como uma musicista rebelde. O comportamento transgressor não parava de escandalizar a sociedade de seu tempo; passou a viver como musicista independente, tocando em lojas de instrumentos musicais, ministrando aulas de piano e disciplinas escolares, entrou também para o conjunto orquestral, “Choro do Callado”, do amigo e músico Joaquim Antonio da Silva Callado Júnior (1848–1880), aperfeiçoou sua técnica com o pianista português Artur Napoleão (1843–1925), enquanto estudava orquestração como autodidata, se tornou a primeira pianista (ou pianeira de choro, forma pejorativa para se referir à músicos populares na época) e viveu intensamente a boêmia carioca nos teatros e em saraus musicais que reuniam os compositores e intelectuais da época. Assim, com liberdade criativa, nasceria a verdadeira compositora, e logo viria seu primeiro grande sucesso: a polca “Atraente”, que abriu alas para um imenso repertório musical, e para o desespero dos Neves Gonzaga também.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY