AMOSTRA DOS DIZERES DE ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE O USO DAS FERRAMENTAS DE EDUCAÇÃO NÃO PRESENCIAL NA FORMAÇÃO EM DERMATOLOGIA DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4693Palabras clave:
Estudantes. Educação a Distância. Dermatologia. Covid-19Resumen
Introdução: A pandemia de Covid–19 trouxe diversas repercussões pelo mundo, influenciando a economia, o modo de vida das pessoas, o contato físico e matando milhões de pessoas até o momento. Visando diminuir a disseminação desta perigosa e mortal doença, os anos de 2020 e 2021 foram marcados por um intenso isolamento social. O ensino da dermatologia, como parte de uma especialidade médica, infelizmente, não conseguiu escapar desse impacto. Objetivo: O presente estudo tentou trazer uma amostra dos dizeres dos estudantes de medicina sobre o uso de ferramentas de educação não presencial na formação em dermatologia durante o período de pandemia de Covid-19, bem como realizar uma análise linguística desta amostra para tentar compreender a realidade em que os respectivos alunos estavam inseridos. Método: Foram realizadas entrevistas presenciais com quinze estudantes de medicina do Hospital Universitário Pedro Ernesto, as respostas foram todas transcritas, os nomes foram suprimidos, e os voluntários acadêmicos foram enumerados de forma totalmente anônima conforme ordem de coleta de dados. Conclusão: A educação a distância é um avanço inegável em todas as áreas do conhecimento humano, mas na medicina (e na dermatologia) ela ainda não pode, conforme demonstrou o conteúdo do discurso da maioria dos estudantes de medicina, substituir por completo a forma de ensino presencial.
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