AMOSTRA DOS DIZERES DE ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE O USO DAS FERRAMENTAS DE EDUCAÇÃO NÃO PRESENCIAL NA FORMAÇÃO EM DERMATOLOGIA DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA DE COVID-19

Autores/as

  • Elias Gabriel Silva Duarte Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4693

Palabras clave:

Estudantes. Educação a Distância. Dermatologia. Covid-19

Resumen

Introdução: A pandemia de Covid–19 trouxe diversas repercussões pelo mundo, influenciando a economia, o modo de vida das pessoas, o contato físico e matando milhões de pessoas até o momento. Visando diminuir a disseminação desta perigosa e mortal doença, os anos de 2020 e 2021 foram marcados por um intenso isolamento social. O ensino da dermatologia, como parte de uma especialidade médica, infelizmente, não conseguiu escapar desse impacto. Objetivo: O presente estudo tentou trazer uma amostra dos dizeres dos estudantes de medicina sobre o uso de ferramentas de educação não presencial na formação em dermatologia durante o período de pandemia de Covid-19, bem como realizar uma análise linguística desta amostra para tentar compreender a realidade em que os respectivos alunos estavam inseridos. Método: Foram realizadas entrevistas presenciais com quinze estudantes de medicina do Hospital Universitário Pedro Ernesto, as respostas foram todas transcritas, os nomes foram suprimidos, e os voluntários acadêmicos foram enumerados de forma totalmente anônima conforme ordem de coleta de dados. Conclusão: A educação a distância é um avanço inegável em todas as áreas do conhecimento humano, mas na medicina (e na dermatologia) ela ainda não pode, conforme demonstrou o conteúdo do discurso da maioria dos estudantes de medicina, substituir por completo a forma de ensino presencial.

Biografía del autor/a

Elias Gabriel Silva Duarte, Universidade Federal de Mato Grosso

Médico formado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).  Residente de Dermatologia Pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). e-mail: egsduarte@hotmail.com.br 

Publicado

2022-03-31

Cómo citar

Duarte, E. G. S. . (2022). AMOSTRA DOS DIZERES DE ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE O USO DAS FERRAMENTAS DE EDUCAÇÃO NÃO PRESENCIAL NA FORMAÇÃO EM DERMATOLOGIA DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA DE COVID-19. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 1181–1194. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4693