A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Isaias Matos de Souza Grupo Educacional IBRA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4692

Palavras-chave:

Educação Física. Ensino remoto. Pandemia. Covid-19.

Resumo

O ensino da Educação Física escolar na categoria remota ganhou atenção com o contexto de isolamento social determinado pela pandemia de COVID-19 no ano de 2020. A partir disso, o presente estudo tem como objetivo compreender como está ocorrendo a dinâmica educacional no campo da Educação Física escolar no contexto da pandemia do Covid-19. Para isso, realizou-se um estudo de revisão integrativa realizado entre abril e junho de 2021 com base em periódicos nacionais e internacionais abordando assuntos relacionados ao tema. As bases consultadas foram: 1. Google Acadêmico e 2. Eric – Education Resources Information Center (ERIC). A pesquisa envolveu as seguintes combinações de palavras-chave: (a) Educação Física “and" covid-19; (b) Educação Física “and” ensino remoto. A partir das definições, critérios e combinações de palavras chaves definidas para o estudo foram localizadas 5480 publicações. A amostra final foi composta por 10 artigos. A partir da finalidade de entender a forma como a Educação Física Escolar se arranjou nas aulas remotas em tempos de distanciamento social frente à pandemia de Covid-19, ressalta-se que a mesma seguiu as demais disciplinas das escolas. Entretanto, muitos obstáculos foram expostos: barreiras nas relações no meio familiar e entre alunos e professores; reconhecimento de saberes teóricos em detrimento de saberes corpóreos e de saberes atitudinais, entre outros. Nesse sentido, parece aceitável explicar que a Educação Física escolar está entrelaçada em um transcurso de inovação que deve submergir uma renovação das práticas pedagógicas.

Biografia do Autor

Isaias Matos de Souza, Grupo Educacional IBRA

Especialista em Educação Física Escolar e Recreação pelo Grupo Educacional IBRA. E-mail: asaudomovimento33@gmail.com

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Souza, I. M. de . (2022). A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 1167–1180. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4692