DE QUE FORMA A EDUCAÇÃO TRATA AS DESIGUALDADES SOCIAIS

Autores/as

  • Franciéli Cavalheiro de Araujo Faculdades Integradas de Taquara- FACCAT
  • André Luciano Alves Faculdades Integradas da Taquara- FACCAT

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4628

Palabras clave:

Desigualdade social. Qualidade da educação. História da educação. Pandemia.

Resumen

Esse artigo analisou o evidente  motivo das desigualdades sociais em nosso país, essa exclusão social faz parte dos grupos e classes sociais, da história do Brasil, e da educação brasileira. As desigualdades sempre foram evidenciadas, no decorrer das décadas da história da educação. Mas esse disparate está tomando rumos exacerbados, sendo notoriamente, especificado no contexto da pandemia. A educação desde sua existência foi excludente, com as classes minoritárias. A educação nunca foi o destaque do Brasil, mas não é por isso que deixará de (Piletti, 1985) compreender a realidade social e educacional, em que vive e participa ativamente. A partir da Constituição de 1988, foram analisados os direitos relacionados à educação, para melhor compreensão dos avanços educacionais.

Biografía del autor/a

Franciéli Cavalheiro de Araujo, Faculdades Integradas de Taquara- FACCAT

Licenciatura em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT). E-mail: francieliaraujo@sou.faccat.br  

André Luciano Alves, Faculdades Integradas da Taquara- FACCAT

Docente da FACCAT. Doutor em educação. E- mail: andrealves@faccat.br.

Publicado

2022-03-31

Cómo citar

Araujo, F. C. de ., & Alves, A. L. . (2022). DE QUE FORMA A EDUCAÇÃO TRATA AS DESIGUALDADES SOCIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 701–719. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4628